Propriedades do zincoZinco (Zn) é um metal encontrado em abundância na crosta terrestre que tem inúmeros usos industriais e biológicos. À temperatura ambiente, é frágil e branco-azulado e pode ser polido para um acabamento brilhante. A deficiência de zinco é um efeito colateral comum de desnutrição e afeta aproximadamente um terço da população mundial, ocasionando problemas no sistema imunológico e doenças metabólicas.

História do zinco

Produtos de ligas feitas de zinco datam de 500 aC e o elemento químico foi intencionalmente adicionado ao cobre para formar cobre em torno de 200-300 aC. Latão complementado com bronze apareceu durante o Império Romano na fabricação de moedas, armas e arte e manteve-se o uso majoritário de zinco até 1746, quando Andreas Sigismund Marggraf conscientemente isolou o elemento puro. Como ele cuidadosamente descreveu seu processo e como ele funcionava, o zinco logo estava disponível comercialmente.

Elemento químico zinco é importante para a elétrica e eletrônica

                                         Elemento químico zinco é importante para a elétrica e eletrônica


O italiano Alesandro Volta criou a primeira pilha, em 1800, usando placas de cobre e zinco, inaugurando uma nova era de conhecimento em elétrica e eletrônica. Em 1837, Stanislas Sorel nomeou seu novo processo de chapeamento de zinco como galvanização, em homenagem a Luigi Galvani, que tinha descoberto o efeito animador da eletricidade quando fazia autópsias em rãs. Galvanização, uma forma de proteção catódica, pode proteger uma grande variedade de metais e é agora a principal aplicação industrial de zinco puro.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Propriedades físicas do zinco

  • Força: o zinco é um metal fraco com uma resistência à tração inferior a metade da do aço carbono leve. Não é geralmente usado em aplicações de suporte de carga, embora peças mecânicas baratas possam ser fundidas com o material.
  • Resistência : zinco puro tem baixa resistência e é geralmente quebradiço, mas as ligas de zinco têm, geralmente, alta resistência ao impacto em comparação com outras ligas de fundição.
  • Dureza: entre 100 e 150°C, o zinco torna-se dúctil e maleável , mas a temperaturas elevadas regressa a um estado quebradiço. Mais uma vez, ligas de zinco melhoram significativamente esta propriedade sobre o metal puro, permitindo que métodos de fabricação mais complexos sejam usados.Condutividade: condutividade de zinco é moderada para um metal. As suas propriedades eletroquímicas fortes, no entanto, servem bem no processo de galvanização e pilhas alcalinas.

Usos do zinco incluem a fabricação de moedas

Usos do zinco incluem a fabricação de moedas

O zinco é fundamental para toda a vida na Terra e utilizado por mais de 300 enzimas do corpo humano. A deficiência de zinco foi reconhecido como um problema de saúde clínica em 1961. O Associação Internacional de Zinco explica que o mineral é essencial para o crescimento celular adequado e para a mitose, a fertilidade, a função do sistema imunológico, paladar, olfato, pele e visão saudável.

Algumas moedas, como as de R$ 0,05 e US$ 0,01 nos EUA utilizam núcleo de zinco que compreende 98% do seu peso. Os restantes 2% são de cobre eletrolítico revestido. A quantidade de cobre usado em moedas de um centavo está sujeita a alteração se o Tesouro Americano considera o elemento caro demais para produzi-las.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração