Como preparar uma superfície de aço para pinturaA pintura é a forma mais comum de proteger as estruturas de construção civil feitas de aço. Antes de realizar o trabalho de revestimento com tinta, alguns cuidados devem ser tomados na preparação da superfície.

Veja algumas dicas para a pintura de uma estrutura de aço.

Tratamento da superfície de aço

  1. Áreas soldadas devem ser verificadas para encontrar eventuais defeitos que possam afetar a qualidade de proteção da tinta de revestimento.
  2. Arestas cortantes precisam ser lixadas até ficarem lisas. Soldas imperfeitas ou outro tipo de escória deve ser tratada por máquina de moer ou lixa.
  3. Linhas de soldagem descontínuas devem ser preenchidas novamente para maior homogeneidade.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Preparação da superfície

  1. Remova completamente o óleo e gordura no exterior da superfície utilizando solvente ou outros métodos apropriados.
  2. Retire completamente todos os sinais de sal e contaminantes.
  3. Use jato de areia para atingir o padrão SA 2.5 (superfície livre de óleo, graxa e outros contaminantes)
  4. Remova todos os resíduos após o procedimento com escova, ar comprimido ou aspirador de pó. Evite recontaminação causada pela roupa ou toque manual.
  5. Jateamento de areia deve ser feito em toda a área, de modo que os locais limpos devem receber produtos que evitem ferrugem e pintados imediatamente antes de começar a ferrugem novamente. A superfície pronta para a pintura deve estar completamente limpa, sem nenhuma oxidação ou contaminação visível.
  6. A temperatura da superfície deve ser de, pelo menos, 3 graus acima do ponto de condensação (depende da temperatura e umidade da área) para evitar a condensação da água.
  7. Áreas que não podem ser atingidas com bico de jateamento ou são menos importantes podem ser tratadas mecanicamente com máquina retificadora.

Peça de aço deve receber antiferrugem antes da pintura

Peça de aço deve receber antiferrugem antes da pintura

Inspeção e avaliação

  • Verificação de óleo e gordura

Checagem de óleo e graxa deve ser realizada em 2 a 3 locais por metro quadrado e em 40-50% de área preparada, da seguinte forma: pingue algumas gotas de gasolina em área selecionada. Espere cerca de 10-15 segundos. Em seguida, absorva a gasolina remanescente com um pedaço de papel de filtro. Pingue algumas gotas de gasolina em outro pedaço de papel de filtro. Aguarde e confira as duas manchas secas em papel. Se as duas cores têm a mesma aparência da superfície, ela é aceita como livre de óleo e graxa.

Grandes construções de aço precisam de cuidados mais específicos na preparação para pintura

Grandes construções de aço precisam de cuidados mais específicos na preparação para pintura

  • Poeira

Checagem de pó deve ser realizada em toda a superfície preparada. Use uma lupa com ampliação de 6 vezes para identificar poeira visível.

  • Checagem de limpeza

Pode ser verificada através da comparação de imagens padrão na ISO 801-1:1998. Outro método de verificação: antes de preparação de superfície, retire uma amostra que atenda aos requisitos de limpeza. Cubra a amostra com revestimento transparente. Utilize a amostra como padrão para o controle.

A checagem de limpeza pode ser realizada rapidamente, limpando a superfície com um algodão branco seco limpo. Se o algodão fica sujo, a superfície não está limpa. Se o algodão está úmido, a superfície ainda está molhada ou não isento de óleo.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil