O que é energia eólica

O que é energia eólicaO vento é uma forma de energia solar. Os ventos são causados pelo aquecimento desigual da atmosfera pelo sol, pelas irregularidades da superfície da Terra e pela rotação da Terra. Padrões de fluxo de vento podem mudar de acordo com o terreno, água e vegetação. Os seres humanos usam este fluxo de vento, ou energia de movimento, para muitas finalidades: velas em embarcações, empinar uma pipa e até para geração de eletricidade.

A definição de energia eólica é o processo pelo qual o vento gera uma força mecânica ou elétrica. As turbinas eólicas convertem a energia cinética do vento em energia mecânica. Essa energia mecânica pode ser usada para tarefas específicas (tais como moagem de grãos ou a bombeamento de água) ou um gerador pode converter essa potência mecânica em eletricidade.

Então, como turbinas eólicas produzem eletricidade? Simplesmente, uma turbina eólica funciona ao contrário de um ventilador. Em vez de usar a eletricidade para fazer vento, como um ventilador, turbinas de vento usam o vento para produzir eletricidade. O vento gira as pás, que giram um eixo que se conecta a um gerador e produz eletricidade.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Um grupo de turbinas eólicas pode gerar eletricidade para a rede elétrica de toda uma cidade ou região. A eletricidade é enviada através de linhas de transmissão e de distribuição para residências, empresas, escolas, e assim por diante. Muitas plantas de energia eólica estão localizadas em áreas com ampla oferta de vento.

A energia eólica é considerada como sendo uma forma de energia limpa e sustentável, uma vez que o vento é um recurso inteiramente renovável. No entanto, a construção de usinas de energia eólica custa caro e demanda muitos recursos naturais inicialmente.

Tipos de turbinas eólicas

As turbinas eólicas modernas se dividem em dois grupos básicos: a variedade de eixo horizontal e o design de eixo vertical, como o modelo Darrieus, em homenagem a seu inventor francês. Turbinas eólicas de eixo horizontal geralmente possuem duas ou três pás. Essas turbinas de três pás eólicas são operados “upwind”, ou seja, com as lâminas viradas para o vento.

Turbinas utilitárias variam em tamanho de 100 quilowatts até muitos megawatts. Turbinas maiores são agrupadas em parques eólicos, que fornecem energia a granel para uma rede elétrica.

Pequenas turbinas, abaixo de 100 quilowatts, são usadas para casas, telecomunicações ou bombeamento de água. Pequenas turbinas, por vezes, aparecem em conexão com geradores a diesel, baterias e sistemas fotovoltaicos. Esses sistemas são chamados de sistemas eólicos híbridos e são normalmente utilizados em locais remotos, onde uma conexão com a rede elétrica não está disponível.

Veja no infográfico como funciona uma turbina de energia eólica:

O que é energia eólica

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password