Tipos de índices financeirosÍndices financeiros são derivados de demonstrações financeiras de uma empresa e podem dar uma pista sobre a saúde econômica da empresa. De acordo com a Murray State University, dos EUA, índices financeiros têm duas finalidades principais: primeiro, comparar os índices ao longo do tempo dá uma ideia de se e como a empresa está crescendo ou se deteriorando financeiramente. Em segundo lugar, os índices financeiros podem ser comparados com índices-padrão de uma indústria para determinar como a empresa está funcionando em relação a outras empresas do ramo.

Conheça os principais tipos de índices financeiros.

Índices de retorno

Índices de retorno atestam a quantidade de retorno que a empresa está tendo em vendas e ativos. Retorno sobre ativos totais é calculado dividindo o lucro após impostos pelo total de ativos. Isso ajuda a calcular os quão rentáveis os ativos são para a empresa, mas não leva em consideração a dívida.

Retorno sobre o patrimônio líquido é calculado dividindo o lucro após impostos pelo capital total, que mostra o quanto os investimentos dos acionistas são rentáveis para a empresa.

Índice de Liquidez

Indicativos de liquidez dizem se a empresa tem fluxo de caixa suficiente para cobrir as dívidas e contas. Esse índice é calculado dividindo-se o ativo circulante pelo passivo circulante. Ativos e passivos circulantes são aqueles que serão convertidos em dinheiro ou pagos no prazo de um ano.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Índice de dívida

Índices da dívida pode ser definido como o montante da dívida detida por uma empresa em relação aos ativos da empresa ou do capital próprio. Essa informação é comumente utilizada por potenciais investidores ou credores.

A dívida para com o índice de endividamento compara a dívida total da empresa com os ativos da empresa. A dívida para com o índice de endividamento é semelhante a este e mede o montante da dívida em relação ao montante que osinvestidores colocaram na companhia. Ele é calculado dividindo o total da dívida ou passivos pelo patrimônio total dos acionistas.

Os índices financeiros servem para diagnosticar a saúde econômica de uma empresa

Os índices financeiros servem para diagnosticar a saúde econômica de uma empresa


Taxa de rotatividade

Taxa de rotatividade de inventário indica quantas vezes o inventário é ativado em cada ano. É calculado dividindo-se as vendas pelos estoques. Por exemplo, se o inventário padrão da empresa é de 10 unidades e ela vende 100 unidades de cada ano, a taxa de rotatividade é de 10. Também é, por vezes, calculado como o custo dos produtos vendidos dividido pelo estoque médio do ano anterior. Isso leva em consideração o custo dos bens e dos rendimentos provenientes de vendas ao invés de simplificar a relação de unidades vendidas.

Preço ao lucro

A relação preço ao lucro (P/L) determina o valor da parcela do estoque de uma empresa. É calculado dividindo o preço por ação pelo lucro por ação. Esse número pode ser comparado com a relação P/L média para ajudar a determinar se o estoque tem um bom valor. Se a relação P/L é superior à média, o estoque é vendido a um preço mais elevado. Se ela for menor do que a média, o estoque é vendido a um preço com desconto.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia