Sintomas de envenenamento por benzenoOs sintomas de envenenamento por benzeno e a gravidade do problema dependem do tipo e da duração da exposição ao produto químico. O envenenamento por benzeno pode ocorrer a partir da inalação, ingestão ou do contato do produto químico com a pele. Entre os sintomas mais comuns estão sonolência, tonturas, dores de cabeça, vômitos e batimento cardíaco anormal. Os sintomas graves podem incluir estado mental alterado, perda de consciência e até mesmo a morte.

O benzeno é altamente inflamável, suavemente perfumado, sendo um composto químico à base de petróleo produzido a partir de fontes naturais e artificiais. O suprimento químico evapora rapidamente, mas o vapor é mais denso que o ar, fazendo com que ele afunde em áreas baixas. Os baixos níveis de benzeno no ar normalmente são inofensivos, mas os níveis altos de benzeno podem causar envenenamento.

Inalar níveis altos de benzeno causa sonolência, tonturas, batimentos rápidos do coração, dores de cabeça e tremores. Casos graves de intoxicação por benzeno por inalação ocasionam perda de consciência e morte. Os sintomas aparecem normalmente não mais do que algumas horas após a exposição inicial, e a sua gravidade depende tipicamente da quantidade de benzeno no ar.

O benzeno é um dos produtos químicos mais perigosos no ambiente industrial.

                                    O benzeno é um dos produtos químicos mais perigosos no ambiente industrial.

Envenenamento por benzeno, através da ingestão, pode provocar vômitos, irritação do estômago, vertigem e insônia. Ele também pode gerar convulsões e, em níveis altos o suficiente, a morte. O vômito pode ser aspirado para os pulmões, causando tosse ou dificuldade para respirar. Se houver suspeita de envenenamento por ingestão de benzeno, especialistas alertam contra a indução ao vômito. A ressuscitação cardiopulmonar (CPR) não deve ser realizada, porque isso também pode levar a vômitos.

A exposição em longo prazo acaba por afetar o sangue, propiciando efeitos adversos sobre a medula óssea e uma diminuição de células vermelhas do sangue, levando à anemia. O envenenamento em longo prazo também pode enfraquecer o sistema imunológico, o que aumenta o risco de infecção a partir de outras fontes. Nas mulheres, períodos prolongados de elevados níveis de benzeno alteram o ciclo menstrual e encolhem os ovários. O benzeno é um cancerígeno e pode causar o cancro, se uma pessoa está exposta durante um longo período de tempo.

Fontes de benzeno incluem vulcões, incêndios florestais e fumaça dos incêndios de petróleo bruto, gasolina e cigarros. O benzeno também é encontrado em produtos tais como cola, cera de mobiliário, tintas e detergentes. As pessoas que trabalham em fábricas que utilizam benzeno estão em maior risco de exposição.

Se a exposição ao benzeno aconteceu num ambiente industrial, mesmo que haja todos os cuidados e medidas de segurança do trabalho, algumas ações ajudam a diminuir o risco de intoxicação por benzeno. Em casos de inalação, o ideal é afastar-se da área e permanecer em local com ar fresco, reduzindo o risco de morte. Se o benzeno entrar em contato com a pele ou os olhos, a irritação ou a lesão do tecido pode ocorrer.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Alguém que tenha entrado em contato com benzeno deve remover sua roupa e lavar as áreas expostas com água e sabão. Atendimento médico de emergência deve ser procurado. Embora não haja antídoto para o envenenamento por benzeno, os cuidados médicos adequados são capazes de reduzir o risco de morte.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho