Sintomas de intoxicação por cianetoOs sintomas de intoxicação ou envenenamento por cianeto podem variar, dependendo do nível de concentração do produto químico no corpo. Os sintomas geralmente incluem náuseas, vômitos e dor de cabeça. Outros sintomas comuns de intoxicação por cianeto incluem delírios e desorientação. Desmaio ou parada cardíaca total podem também estar presentes.

Num ambiente industrial, é comum que os trabalhadores passem por este tipo de situação, mas é preciso que as normas de segurança do trabalho sejam respeitadas, incluisive com o uso de equipamentos de proteção, a fim de evitar o contato com a substância química e tóxica.

O envenenamento agudo por esta substância afeta a capacidade do organismo de utilizar o oxigênio, portanto, a insuficiência cardíaca pode ser um resultado disso. Se a vítima não receber tratamento médico de emergência, estes sintomas de envenenamento por cianeto levam à falência de órgãos. Isto é porque o cianeto tem a capacidade de paralisar os órgãos vitais, tais como o fígado, rins e coração.

Se uma vítima de envenenamento permaneceu um período de tempo sem tratamento, ele pode sofrer paralisia permanente. Alguns dos sintomas de envenenamento por cianeto, levando à paralisação ou mesmo coma podem incluir falta de ar, tonturas e falta de função muscular e de controle muscular.

Se um indivíduo é exposto a baixas concentrações de cianeto no seu ambiente industrial de trabalho, por exemplo, os sintomas, muitas vezes, não são tão óbvios ou podem ser semelhantes a outras condições. O indivíduo pode apresentar sintomas bronquite crônica ou enfisema.

O cianeto é um produto venenoso e que pode levar à morte.

                                            O cianeto é um produto venenoso e que pode levar à morte.

A hiperatividade pode ser um sintoma de envenenamento por cianeto. A vítima começa a ter dificuldade para dormir e crises de insônia. Alguns indivíduos experimentam uma mudança de personalidade, tais como alterações de humor e explosões de temperamento.

Ao longo de um período de tempo, o indivíduo passa a ter dificuldade de concentração. Ele pode tornar-se esquecido e distraído. Um cansaço inexplicável e sonolência ocorrem em horas alternadas e de forma intermitente durante todo o dia.

Uma alteração na aparência física pode estar presente na vítima de envenenamento por cianeto. Isto pode incluir um pigmento incomum na pele. A pele pode assumir uma coloração rosada em um caso de intoxicação aguda.

Dores de cabeça e palpitações cardíacas podem se manifestar como sintomas de progresso envenenamento. Se os níveis mais elevados deste veneno se acumulam, os sintomas tornam-se mais acentuados e podem levar a convulsões ou crises de agitação. Em última análise, o indivíduo fica inconsciente. Se a substância for ingerida, uma lesão do nervo óptico é comum, levando à perda da visão parcial ou cegueira total.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Os sintomas de envenenamento por cianeto podem ser confundidos com intoxicação por monóxido de carbono se a vítima não estiver respondendo e estiver grogue. É por isso que é crucial para o indivíduo receber assistência médica imediata. Transportar a vítima para um hospital onde ele pode ser avaliado é a melhor ação a tomar.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho