Rotação de metalMetais têm um papel muito importante em nossas vidas. Hoje, é difícil imaginar um mundo sem metais. Desde utensílios de cozinha até itens decorativos, de veículos até equipamentos militares, os metais são usados para fazer inúmeras coisas que usamos hoje. Técnicas metalúrgicas têm melhorado consideravelmente ao longo dos anos. Hoje, é possível criar praticamente qualquer coisa a partir de metais.

Rotação de metal tem adicionado uma dimensão totalmente nova à maneira como metais são usados em nossa sociedade. Esse processo é utilizado em metal mecânica para a criação de formações únicas de metais.

Também conhecida como fiação de metal, forma discos de metal em cilindros, cones e outras formas que são simétricas em torno de um eixo. Fiação pode ser controlada com a mão ou por meio de um torno de controle por computador numérico (CCN) programado com o padrão desejado.

Processo de rotação de metal (ou spinning) é indicado para produção em pequena escala

Processo de rotação de metal (ou spinning) é indicado para produção em pequena escala

Metais mais dúcteis podem ser trabalhados usando o processo de fiação de metal. Este método é mais comum quando um número limitado de peças é necessário, porque pequenos lotes podem ser feitos de maneira mais barata e eficiente por outros métodos.

Basicamente, fiandeiras de metal utilizam esse processo para a criação de formas redondas e cilíndricas de metais. A utilização desse processo assegura que o desenho criado seja de qualidade superior. Geralmente, dois tipos de procedimentos são utilizados para rotação de metal.

O primeiro processo exige a colocação do metal sobre um mandril. Grampos são usados para segurar o metal em folha no lugar e, em seguida, o processo de rotação é iniciado. O metal é, em seguida, centrifugado a velocidades muito altas e compressão de calor é utilizada para obter os resultados desejados. Perto do final do processo, o metal começa a tomar a forma do mandril, que é o objetivo de todo o processo. Esse método pode ser usado para a criação de modelos simples, bem como itens mais complexos. A experimentação com a quantidade de calor e pressão do ar aplicada pode alterar significativamente a qualidade do produto final. Ferramentas diferentes são também utilizadas para dar textura ao produto final.

Peças cilíndricas, ovais e cônicas são feitas por meio da rotação

Peças cilíndricas, ovais e cônicas podem ser feitas por meio da rotação

Uma variedade de metais e materiais pode ser utilizada para fiação, incluindo alumínio e folha de metal. Componentes metálicos cilíndricos podem ser feitos usando este processo. Spinners de metal usam essas técnicas para a criação de cilindros sem emendas e outros objetos cilíndricos, como vasos decorativos. Essa tecnologia também é utilizada para a criação de copos e outros utensílios que usamos na cozinha. Itens criados com esta técnica são altamente duráveis e olhar extremamente elegante.

Fiandeiras de metal utilizam esta técnica para a conversão de metais em formas cilíndricas porque é muito econômica quando comparada com outros tipos de técnicas metalúrgicas. O uso efetivo desse modelo tem ajudado o homem na criação de coisas que tornaram a vida mais fácil.

Fiação de metal normalmente resulta em formas bastante básicas, como cones, hemisférios, e cilindros. Essas formas podem, então, ser cortadas ou soldadas para criar produtos mais complexos. Por exemplo, um funil pode ser formado por soldagem de um cone na extremidade de um cilindro. Um mandril mais complexo pode também ser utilizado para dar uma forma complexa ao objeto. Depois de girar, as peças podem também ser perfuradas, tratada termicamente ou modificadas para criar a forma desejada.

Diferentemente de outros métodos de modelagem de metal, rotação de metal normalmente é feita com o metal frio. O processo realmente aumenta a resistência à tração do metal a ser moldado. Em casos raros quando o calor é usado, o processo é chamado de fiação à quente. Fiação sem costura à quente cria itens de fiação, tais como tanques de mergulho.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica