PetroChina A empresa estatal de petróleo e gás PetroChina (IW1000 / 6) ultrapassou a ExxonMobil (IW500 / 1) como a maior produtora mundial de petróleo de capital aberto, de acordo com números fornecidos pela empresa de Hong Kong, nesta última quinta-feira (29).

A notícia destaca que a China vem aumentando suas reservas estratégicas de petróleo, em meio a incertezas globais em torno de países produtores de petróleo como o Irã, e com os preços crescentes.

A PetroChina informou que sua produção de petróleo atingiu 886.1 milhões de barris em 2011, o equivalente a cerca de 2,43 milhão de barris por dia (bpd), enquanto a empresa petrolífera americana, ExxonMobil produziu cerca de 2,3 milhão de bpd no ano passado.

Isso se compara a 2,35 milhões de bpd para PetroChina em 2010 - menos que os 2,42 milhões bpd da Exxon no mesmo período. A empresa de energia chinesa disse que o aumento de produção do ano passado é impulsionado, em grande parte, pelos esforços em aumentar a produção em novos campos de petróleo.

"Indicadores de desenvolvimento dos principais campos petrolíferos existentes continuaram a melhorar(...), o que fortaleceu ainda mais a base para a produção estável de campos petrolíferos existentes", ressaltou a PetroChina em comunicado.

Julian Jessop, economista da Capital Economics de commodities, disse que a notícia não veio como uma surpresa porque o mercado de petróleo dos EUA é mais fragmentado do que na China, com mais produtores competindo uns contra os outros.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

"Se você observar a produção total de petróleo, os EUA ainda lideram, e alcançá-los requer um longo caminho de distância, pois produzem duas vezes mais que a China", disse ele.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás