Tipos de ligas de zincoFisicamente, o zinco tem propriedades semelhantes a outros metais relacionados na tabela periódica, tais como o ferro. O latão, por exemplo, é uma liga maleável feita a partir de zinco e de cobre. Quimicamente, as propriedades de zinco são compartilhadas com outro grupo de 12 elementos, que são moderadamente reativos. Biologicamente, as propriedades de zinco desempenham um papel importante no metabolismo, porque muitas enzimas utilizam zinco.

O zinco aparece como um metal de cor prateada ou cor azulada-branca. Pode ser brilhante, mas muitos graus têm um acabamento fosco. A temperatura ambiente, o zinco é extremamente frágil. Isto significa que quando o zinco é esticado ou comprimido, tende a quebrar ao invés de deformar. Embora o peso atômico do zinco seja mais pesado do que o ferro, é menos denso e, portanto, sente-se mais clara.

O mais comum entre os tipos de ligas de zinco é com bronze. Latão é feita com a mistura de zinco e cobre, tipicamente com mais do que cobre do que zinco. Ela aparece como um metal brilhante com uma cor de ouro ou amarelo. É usado para aplicações que exigem de baixo atrito de contato entre as superfícies. Latão tende a matar os germes, de modo que maçanetas de latão são frequentemente usadas em hospitais para melhorar o saneamento.

Maçaneta revestida com latão

                                                                                  Maçaneta revestida com latão


As propriedades químicas do zinco são semelhantes aos de outros grupos de 12 elementos, tais como cádmio e mercúrio. Como estes outros elementos, o zinco tem ponto de fusão e de ebulição relativamente baixos. O zinco é pouco reativo, o que significa que ele irá reagir quimicamente com o ar e a água. Quando zinco puro é exposto à atmosfera, reage com o dióxido de carbono para formar uma camada protetora de carbonato de zinco. As qualidades químicas de zinco são usadas em fogos de artifício para criar os efeitos de fumaça.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


As propriedades biológicas do zinco, por outro lado, são importantes para a saúde pública. Na verdade, o zinco é encontrado em uma ampla variedade de organismos. O elemento é usado em muitas enzimas, que são proteínas que influenciam as taxas de certas reações químicas. Enzimas são importantes para a manutenção do equilíbrio químico de um organismo. No corpo humano, o zinco desempenha um papel crítico no cérebro e é necessário para o processo de aprendizagem.

Ligas de zinco têm outros metais misturados para dar coloração prateada

Ligas de zinco têm outros metais misturados para dar coloração prateada

As principais ligas de zinco incluem o latão, que tem entre 3 e 45% de zinco em peso e é usado em instrumentos musicais, válvulas e hardware e prata níquel, com 20% de zinco em peso e usado dar às joias sua aparência brilhante, na prataria, em trilhos de trens colecionáveis e em instrumentos musicais.

Além disso, existem as ligas de fundição de zinco, com mais do que 78% em peso. Geralmente contendo pequenas quantidades (menos de alguns por cento) de chumbo, selênio, cobre, alumínio e magnésio para melhorar as características de fundição e propriedades mecânicas. Usado para fazer pequenas formas intrincadas e adequadas para a movimentação de peças em máquinas. Os mais baratos são conhecidos como metal de pote e servem como substitutos de baixo custo para o aço.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica