Perda auditiva induzida por ruídoEntre os diferentes tipos de perda auditiva, a perda auditiva induzida por ruído é a mais popular. Há várias medidas que podem ser tomadas para reduzir o nível de ruído, mas uma vez que o dano está feito, não há muito que fazer sobre isso. Enquanto a maioria das pessoas pensa que precisam estar expostas a esta situação por um longo tempo para sentir as consequências da perda auditiva, é importante afirmar que este está longe de ser o caso.

Em essência, tudo que é necessário é uma única exposição e o dano já está feito. Isto é porque ruídos altos são responsáveis por danificar as células ciliadas, que são encontradas no interior do ouvido interno.

Nos estágios iniciais, os sintomas desta doença são sutis e o indivíduo não pode ouvir sons agudos. Enquanto o volume do som está sujeito a alterações, a qualidade ainda permanece a mesma. À medida que doença ocupacional avança, a fala pode ser ouvida, mas não vai ser facilmente compreendida. Isso porque, mesmo o barulho de fundo torna incompreensível na menor expressão. Na maioria dos casos, isto é acompanhado por uma condição conhecida como zumbido sonora.

Existem diferentes medidas físicas que são usadas para determinar se o nível de som é considerado perigoso. Por uma questão de fato, existem escalas diferentes utilizadas para determinar este quesito e eles são conhecidos como uma escala. Há certas circunstâncias que são conhecidas por representar esta ameaça, tais como quando um indivíduo tem que gritar para ouvir o que outros estão dizendo.

Os protetores auriculares são importantes EPI´s usados nas indústrias.

                                           Os protetores auriculares são importantes EPI´s usados nas indústrias.

Existem várias maneiras em que perda auditiva induzida por ruído pode ser tratada e é sempre aconselhável tomar a medida mais lógica, que é evitar locais que têm músicas altas ou som muito alto, como no caso das fábricas e indústrias metalúrgicas. Se isso não for possível, é sempre importante assegurar que os ouvidos estejam bem protegidos para evitar quaisquer tipos de danos.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Existem vários medicamentos e outros equipamentos de segurança individual, tipo os protetores auriculares de vários modelos, utilizados a fim de auxiliar na proteção dos ouvidos de modo mais fácil. E é precisamente por esta razão que é considerado ideal consultar um médico antes de se estabelecer com qualquer forma de tratamento. É importante afirmar que se essa condição não for tratada imediatamente, o resultado final será a perda auditiva completa.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho