Global SourcingGlobal sourcing é uma terceirização estratégica que efetivamente amplia o escopo do processo de contratação para incluir as empresas que operam em outros países. Sourcing estratégico faz parte dos métodos de negócios usados para gerenciar o processo de licitação e seleção de fornecedores. Aquisições também são conhecidas como compra e se referem às leis que cercam as oportunidades de licitação justas e equitativas.

O uso do conceito de global sourcing tem sido a força motriz do desenvolvimento e da expansão da economia global. A inclusão de fornecedores de todo o mundo no processo de licitação para contratos de grande porte reduz os preços e aumenta a concorrência. A criação deste tipo de infra-estrutura permite às empresas criar escritórios filiais em diversas localidades ao redor do mundo. Existem três principais indústrias que são ideais para global sourcing: manufatura, serviços especializados e call centers de telefonia.

Os custos de produção variam internacionalmente devido à conversão de moeda e ao custo de vida em diferentes países. Os custos do trabalho e os materiais são mais baixos nos países em desenvolvimento do que na América do Norte ou na Europa. Essa diferença se traduz em economia significativa nos salários e melhores custos-benefícios.

Serviços especializados, tais como compras, engenharia, profissionais de tecnologia da informação e consultores, são uma crescente área de global sourcing. O nível de habilidade e conhecimento detido por estes profissionais lhes permite oferecer serviços de alta qualidade para seus empregadores. Devido ao menor custo de vida em diferentes nações, muitas empresas estão construindo seus departamentos de serviços profissionais na América do Sul.

A estratégia de sourcing apresenta benefícios e riscos para as economias locais.

                                     A estratégia de sourcing apresenta benefícios e riscos para as economias locais.

Centros de chamadas telefônicas, os denominados Call Centers, têm crescido exponencialmente na Índia e em outros países onde o Inglês é o idioma principal. Os custos de mão de obra, equipamentos e de construção dessas instalações são significativamente menores do que na América do Norte ou na Europa, por exemplo. Além disso, há um grande grupo de potenciais empregados que estão interessados neste tipo de oportunidade de emprego.

Global sourcing tem benefícios e riscos. Os benefícios da terceirização para o empregador incluem custos trabalhistas mais baixos, menos supervisão sdo governo e um maior número de funcionários e clientes potenciais. Para os funcionários, os benefícios incluem um maior salário, melhores condições de trabalho e aprendizagem de competências transferíveis. Os riscos de sourcing global incluem custos mais elevados devido às questões culturais e de linguagem relacionados.

Diversificar as operações de negócios em diferentes países aumenta as viagens de negócios e de gestão locais. A maioria das empresas prefere transferir o pessoal experiente para localizações globais a fim de ocupar posições de gerência sênior.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Logística e questões de transporte são fundamentais para decisões de sourcing. Qualquer empresa, considerando fornecedores internacionais, deve criar uma infra-estrutura de armazenamento local nestes países. Os contratos com as companhias de navegação e de transporte adicionam custos de global sourcing para as plantas de fabricação.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia