Analisador de gases de combustãoUm analisador de gases de combustão é um instrumento de controle e medição que monitora as emissões dos gases de combustão e possui objetivos de eficiência. Um analisador de gás de combustão pode ser um instrumento portátil barato ou uma unidade grande, que é permanentemente instalado com uma conduta de evacuação.

Tipicamente, um analisador tem um sistema de memória interna que armazena leituras de gás até que os valores sejam carregados para um computador para análise posterior. Alguns modelos grandes estão ligados diretamente em impressoras, para que as empresas possam ter cópias de seus dados também.

Geralmente, um analisador de gás de combustão é usado quando a sonda é inserida dentro de uma caldeira de forno de combustão, ou outras fontes de combustão. Existem vários tipos de analisadores que podem ser usados, dependendo do tipo de gás a ser monitorizado ou medido. Por exemplo, alguns analisadores usam medidores infravermelhos, enquanto que outros medem os dados eletroquímicas de um gás.

Embora o modelo de sonda seja o mais comum, um modelo de analisador de gás de combustão não precisa necessariamente utilizar uma sonda para monitorar o gás na chaminé. Por exemplo, um analisador pode bombear o gás a partir da combustão através de um tubo que está ligado ao instrumento. Isso é mais comum quando uma empresa quer monitorar continuamente um tubo grande ou se uma sonda não pode ser inserida.

Modelo de analisador de gás portátil.

                                                                   Modelo de analisador de gás portátil.

Às vezes, é necessário um esforço um pouco maior para medir um gás com precisão usando um analisador de gás de combustão. Por exemplo, alguns gases, tais como hidrogênio ou cloreto de enxofre e dióxido, exigem que o tubo esteja ligado ao analisador antes de ser aquecido. Aquecendo o tubo evita a formação de alguns gases de condensação em um líquido antes de eles serem medidos.

Em alternativa, alguns gases precisam de arrefecimento, utilizando um instrumento chamado um refrigerador Peltier. O refrigerador de Peltier arrefece uma superfície, tal como o tubo de transferência do gás para o analisador, de modo que qualquer umidade no gás seja removido antes de ser medido.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Na maioria dos casos, depois de um gás ser medido por um analisador de gás de combustão, um valor de medição é designado: o valor pode ser em partes por milhão (ppm) ou como uma percentagem. Análise da combustão usando um analisador de gases de combustão é mais comumente usado em indústrias onde existem mandatos legais direcionando as empresas a monitorar suas emissões.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação