filtro ultravioletaPara utilização em fotografia, um filtro ultravioleta é tipicamente um tipo de filtro claro de fixação com parafusos na extremidade de uma lente da câmara. Esses equipamentos são usados para filtrar a radiação ultravioleta que pode causar danos à fotografia tirada ao ar livre. A maioria das lentes de câmera removíveis pode aceitar um filtro UV, incluindo vídeo, câmeras digitais e de filme. Estes filtros geralmente não são para uso em câmeras com lentes fixas.

Embora a luz ultravioleta não possa ser vista com o olho humano, algumas abelhas e pássaros podem vê-la - assim como uma câmera consegue captar essa luz. Em situações em ambientes internos não é assim um grande problema, mas no exterior a luz UV na fotografia pode resultar em uma imagem que não é nítida e tem um pouco de tom de azul. Para evitar isto, um modelo de filtro ultravioleta pode ser usado para ajudar a absorver os raios ultravioletas, adicionando clareza e reduzindo matizes estranhos.

Não é apenas a luz ultravioleta mais de um problema em ambientes ao ar livre do que os interiores, que afeta as fotografias de cinema mais do que suas contrapartes digitais. Ainda assim, os filtros ultravioletas podem ser úteis para os filmes e câmeras digitais. Na fotografia digital, o filtro de radiação ultravioleta também ajuda a reduzir um problema de cor conhecida como franja púrpura - uma linha roxa em torno de um tema fotográfico.

Tipo de lente usada em câmeras fotográficas.

                                                      Tipo de lente usada em câmeras fotográficas.

O típico filtro ultravioleta é claro e filtra o mais curto comprimento de onda UV-B e raios UV-C, sendo quase completamente transparente para a luz visível. Os filtros ultravioleta oferecem um benefício adicional de proteção da lente, bem como, se a lente for descartada, o filtro irá absorver o dano, em vez das lentes. Também ajuda a manter a lente limpa e livre de riscos de limpeza frequente, que geralmente é muito mais barato para substituir um filtro ultravioleta riscado do que uma lente de câmera riscada.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Há alguma controvérsia sobre o uso de filtros ultravioletas. No lado positivo, eles ajudam a filtrar os raios ultravioletas que causam nebulosidade e tons azulados, o que oferece proteção a mais. Os opositores argumentam que os filtros adicionados podem causar reflexos que degradam a qualidade da foto. Outra desvantagem potencial é que, usando um filtro UV, há a redução do uso de capas de bloqueio da luz da lente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos