Movimentação de materiais automatizadaA movimentação de materiais automatizada refere-se à administração de material de processamento através da utilização de máquinas automáticas e equipamentos eletrônicos. Além de aumentar a eficiência e a velocidade pela qual os materiais são produzidos, transportados, armazenados e manipulados, o processo de tratamento de materiais automatizado reduz a necessidade de trabalho manualmente. Isso pode reduzir significativamente os custos relacionados a erros humanos ou lesões, além de otimizar o tempo de trabalho, pois os trabalhadores não precisam de ferramentas pesadas para realizar certas atividades.

Alguns exemplos de técnicas de movimentação e manuseio automatizados de materiais comumente usados incluem: a robótica em ambientes de produção e tóxicos; sistemas de inventários informatizados; varredura, contagem e classificação de máquinas, bem como envio e recebimento de equipamentos.

Estes recursos permitem que os operários possam executar o trabalho de modo mais rápido, mais seguro e com menos necessidade de pessoal adicional para gerenciar tarefas rotineiras e aspectos morosos da produção de bens de matérias-primas.

Em muitas fábricas e em áreas onde as exigências de produção impedem os seres humanos de realizar trabalhos manuais, os processos automatizados em armazenagem e logística podem ser a única opção.

Sistema de manuseio e transporte de materiais.

                                                      Sistema de manuseio e transporte de materiais.

Por exemplo, seria praticamente impossível que funcionários pudessem montar um grande número de automóveis inteiramente à mão hoje em dia sem o uso de alguns equipamentos automatizados de manipulação de materiais, tais como dispositivos de montagem do robô e faixas que transportam as carcaças de automóveis a partir de um ponto da fábrica a o outro.

Além disso, seria fisicamente impossível para uma equipe transportar, elevar e manter o controle de recipientes pesados cheios de suprimentos, e colocá-los em áreas de armazenamento ou leitos de caminhão sem o uso de sistemas automatizados de manipulação de materiais, com recursos como elevadores, guindastes, ou caminhões.

Os sistemas automatizados usam dispositivos de rastreamento para verificar a presença de materiais dentro ou fora, e esta informação é automaticamente ligada a computadores que informam à gestão da fábrica quando encomendar mais material, onde os materiais são armazenados e onde alocar e transportar materiais. Estas ferramentas são comuns na maioria dos depósitos e ambientes de produção, porque eles aumentam a produtividade e reduzem o desperdício.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A manipulação automatizada não é um recurso novo para os setores de fabricação e gestão de materiais. Ela está em vigor desde a virada do século 20, quando a produção em massa exigiu a utilização de máquinas pesadas para transformar matérias-primas em produtos úteis para uso doméstico e comercial. Este método é comum entre muitas e continuará a se desenvolver, graças aos avanços contínuos na tecnologia.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística