Usos industriais do isopropanolIsopropanol, líquido incolor e límpido também conhecido como álcool isopropílico, é um dos solventes mais utilizados nas indústrias e em todo o mundo. Além de ser usado como solvente em laboratórios e nas indústrias de pintura e de impressão, também serve como um intermediário químico em várias aplicações industriais.

É um produto químico inflamável e também pode ser bastante instável. Emite um ligeiro odor semelhante a uma mistura de etanol e acetona. É insolúvel em soluções salinas. No entanto, pode ser misturado com água, acetona, benzeno, éter, clorofórmio e outros alcoóis.

Na fabricação de placas de circuito, o isopropanol é usado como um agente de limpeza, bem como para fazer de furos PCB condutores. Após limpeza de placa-mãe com isopropanol, o dispositivo funciona perfeitamente, ou até melhor, do que antes. Isso também é verdade para outros dispositivos eletrônicos e é muito eficaz em limpar os pinos de contato em seus cartuchos de ROM, cabeçotes de discos e de fita magnética, bem como nas lentes de laser de unidades de disco óptico, tais como aqueles em aparelhos de CD ou DVD.

Uso do álcool isopropílico é comum como solvente

                                                        Uso do álcool isopropílico é comum como solvente

Isopropanol aparece, ainda, na impressão como um solvente para flexografia, rotogravura litografia e como produto de limpeza de equipamento. Também é um ingrediente comum nas tintas e um componente importante no laboratório como solvente em diluição e de extração. O produto químico pode ser utilizado como um aditivo de gasolina e agente de descongelação para a dissolução de água ou gelo nas linhas de combustível.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Nas indústrias farmacêutica e cosmética, isopropanol é usado na fabricação de sabonetes líquidos, loções pós-barba e loções para o corpo e antissépticos, além de lacas, diluentes, produtos de limpeza, tintas e polidores e para esterilização e desinfecção de superfícies em hospitais, unidades de processamento de alimentos e similares.

Perigos no uso do isopropanol

As pessoas que estão regularmente expostas ao isopropanol, devido à natureza da seu trabalho, estão em risco considerável de envenenamento. Analistas de laboratório, gráficos, pintores, carpinteiros e marceneiros e trabalhadores em indústrias que usam isopropanol em seus vários procedimentos pertencem às populações ocupacionalmente expostas. Existem, basicamente, quatro vias de exposição: inalação, via oral, cutânea e pelo olho. Ingestão acidental de isopropanol acima de 20 ml pode ter efeitos tóxicos. Em um nível acima de 500 ppm, um aparelho de respiração autosuficiente é importante.

Quando a concentração atmosférica de isopropanol atinge 12.000 ppm, é extremamente perigoso para a saúde e para a vida. Embora a absorção pela pele seja pouca, tem-se verificado que a exposição a longo prazo pode resultar na absorção retardada de isopropanol.

Uso do isopropanol exige medidas rigorosas de segurança e treinamento

Uso do isopropanol exige medidas rigorosas de segurança e treinamento

Superexposição pode também resultar na irritação nos olhos, nariz e da garganta. Esses efeitos geralmente desaparecem após a fonte de isopropanol ser removida ou quando a exposição é encerrada. O produto químico pode causar depressão do sistema nervoso central. Em níveis elevados, causa confusão mental, problemas circulatórios e respiratórios e afeta a coordenação.

Estes efeitos, entretanto, são pequenos e não devem causar qualquer problema de saúde indesejável ou conseqüências ambientais, uma vez que os níveis de isopropanol encontrados no local de trabalho e no ambiente não são suficientes para provocar efeitos de saúde permanentes.

Siga sempre os procedimentos de segurança do trabalho padrão para orientar de maneira clara sobre a prevenção de acidentes e reduzir o risco de envenenamento. Isopropanol deve ser tratado adequadamente e as pessoas que estão trabalhando ele devem ser bem treinadas para seu uso.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais