Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Usos industriais do isopropanol

Além de ser usado como solvente em laboratórios e nas indústrias, o álcool isopropílico também serve como um intermediário químico em várias aplicações industriais.

Mais notícias relacionadas a suprimentos industriais:

Nanopartículas de óxido de zinco
Partículas individuais de óxido de zinco têm tamanho reduzido, que pode chegar a até 20 ...


Diferenças entre resinas e polímeros
Polímeros passam por um processo especial, chamado polimerização; já as resinas apresentam capacidade de serem ...


Titânio em pó
O processo de transformar o metal em pó não deixa resíduos e mantém a durabilidade ...


Usos industriais do isopropanolIsopropanol, líquido incolor e límpido também conhecido como álcool isopropílico, é um dos solventes mais utilizados nas indústrias e em todo o mundo. Além de ser usado como solvente em laboratórios e nas indústrias de pintura e de impressão, também serve como um intermediário químico em várias aplicações industriais.

É um produto químico inflamável e também pode ser bastante instável. Emite um ligeiro odor semelhante a uma mistura de etanol e acetona. É insolúvel em soluções salinas. No entanto, pode ser misturado com água, acetona, benzeno, éter, clorofórmio e outros alcoóis.

Na fabricação de placas de circuito, o isopropanol é usado como um agente de limpeza, bem como para fazer de furos PCB condutores. Após limpeza de placa-mãe com isopropanol, o dispositivo funciona perfeitamente, ou até melhor, do que antes. Isso também é verdade para outros dispositivos eletrônicos e é muito eficaz em limpar os pinos de contato em seus cartuchos de ROM, cabeçotes de discos e de fita magnética, bem como nas lentes de laser de unidades de disco óptico, tais como aqueles em aparelhos de CD ou DVD.

Uso do álcool isopropílico é comum como solvente

                                                        Uso do álcool isopropílico é comum como solvente

Isopropanol aparece, ainda, na impressão como um solvente para flexografia, rotogravura litografia e como produto de limpeza de equipamento. Também é um ingrediente comum nas tintas e um componente importante no laboratório como solvente em diluição e de extração. O produto químico pode ser utilizado como um aditivo de gasolina e agente de descongelação para a dissolução de água ou gelo nas linhas de combustível.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Nas indústrias farmacêutica e cosmética, isopropanol é usado na fabricação de sabonetes líquidos, loções pós-barba e loções para o corpo e antissépticos, além de lacas, diluentes, produtos de limpeza, tintas e polidores e para esterilização e desinfecção de superfícies em hospitais, unidades de processamento de alimentos e similares.

Perigos no uso do isopropanol

As pessoas que estão regularmente expostas ao isopropanol, devido à natureza da seu trabalho, estão em risco considerável de envenenamento. Analistas de laboratório, gráficos, pintores, carpinteiros e marceneiros e trabalhadores em indústrias que usam isopropanol em seus vários procedimentos pertencem às populações ocupacionalmente expostas. Existem, basicamente, quatro vias de exposição: inalação, via oral, cutânea e pelo olho. Ingestão acidental de isopropanol acima de 20 ml pode ter efeitos tóxicos. Em um nível acima de 500 ppm, um aparelho de respiração autosuficiente é importante.

Quando a concentração atmosférica de isopropanol atinge 12.000 ppm, é extremamente perigoso para a saúde e para a vida. Embora a absorção pela pele seja pouca, tem-se verificado que a exposição a longo prazo pode resultar na absorção retardada de isopropanol.

Uso do isopropanol exige medidas rigorosas de segurança e treinamento

Uso do isopropanol exige medidas rigorosas de segurança e treinamento

Superexposição pode também resultar na irritação nos olhos, nariz e da garganta. Esses efeitos geralmente desaparecem após a fonte de isopropanol ser removida ou quando a exposição é encerrada. O produto químico pode causar depressão do sistema nervoso central. Em níveis elevados, causa confusão mental, problemas circulatórios e respiratórios e afeta a coordenação.

Estes efeitos, entretanto, são pequenos e não devem causar qualquer problema de saúde indesejável ou conseqüências ambientais, uma vez que os níveis de isopropanol encontrados no local de trabalho e no ambiente não são suficientes para provocar efeitos de saúde permanentes.

Siga sempre os procedimentos de segurança do trabalho padrão para orientar de maneira clara sobre a prevenção de acidentes e reduzir o risco de envenenamento. Isopropanol deve ser tratado adequadamente e as pessoas que estão trabalhando ele devem ser bem treinadas para seu uso.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a suprimentos industriais:

O que é velcro industrial

O velcro® de força industrial é uma marca de prendedores feitos pela Velcro Industries. Essa versão do produto já conhecido da marca foi concebida para aplicações mais pesadas ...
Plástico resistente ao calor

Plástico resistente ao calor é um corpo de material composto de substâncias químicas sintéticas, usualmente polímeros, os quais criam uma variedade de propriedades físicas. Átomos ...
Tipos de pó inseticida

Pó inseticida é usado para matar vários tipos de insetos ao ar livre e dentro de ambientes. No interior de edifícios, o pó é aplicado ao longo das rachaduras perto ...
Para que são usados os inseticidas

Inseticidas são de uso comum na agricultura, bem como em plantas em jardins e espaços vivos, com o intuito de controlar a invasão de uma matriz aparentemente ...
Usos do naftaleno

O naftaleno, ou naftalina, é um produto químico utilizado para fazer inseticidas, lubrificantes, resinas, solventes muitos outros produtos de consumo comerciais. Este pó sólido branco é mais conhecido como naftalina ...
Usos da DMDM-hidantoina

Dimetilol dimetil-hidantoína (DMDM-hidantoína), é um ingrediente conservante comum encontrado em produtos cosméticos, na produção de materiais de construção e em artigos domésticos. O composto qu ...
Produção de formaldeído

Compostos orgânicos, simples ou complexo, podem ser produzidos de várias maneiras. Apenas os de melhor custo-benefício podem ser utilizados para a produção comercial. A produção ...

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google