Refrigeração líquida em computadores

Refrigeração líquida em computadoresAo longo dos últimos anos, as velocidades de CPUs têm aumentado consideravelmente. Para gerar as novas velocidades, as CPUs têm mais transistores, estão consumindo mais energia e têm taxas de clock mais altas. Isto conduz a um maior calor produzido pelo computador. Dissipadores de calor de CPU foram adicionados aos PCs modernos para ajudar a tentar aliviar o calor do processador para o ambiente circundante, mas como os ventiladores ficam maiores e mais barulhentos, novas soluções são analisadas, ou seja, líquido de arrefecimento.

Refrigeração líquida é, essencialmente, um radiador para o interior da CPU do computador. Assim como um radiador para um carro, um sistema de arrefecimento líquido circula um líquido através de um dissipador de calor ligado ao interior do processador do computador. À medida que o líquido passa através do dissipador de calor, o calor é transferido do processador quente para o refrigerador de líquido. O líquido quente, em seguida, sai para um radiador na parte de trás da caixa e transfere o calor para o ar ambiente no exterior da caixa. O líquido arrefecido viaja, então, para trás através do sistema para a CPU para continuar o processo.

Líquido ajuda a dissipar o calor dentro de uma CPU

Líquido ajuda a dissipar o calor dentro de uma CPU

Qual é a vantagem da refrigeração líquida no computador? Arrefecimento líquido é um sistema muito mais eficiente na elaboração de calor para longe do processador e fora do sistema. Isto permite velocidades mais elevadas de relógio do processador que as temperaturas ambientes do núcleo da CPU estejam ainda dentro das especificações do fabricante. Essa é a razão principal pela qual overclockers extremos tendem a favorecer o uso de soluções de refrigeração líquida para seus processadores. Algumas pessoas têm sido capazes de obter quase o dobro da velocidade do processador usando soluções de refrigeração líquida bastante complexas.

A outra vantagem de arrefecimento líquido é a redução do ruído dentro do computador. Dissipadores de calor modernos e combinações de ventiladores tendem a gerar muito barulho para circular o ar sobre o processador e através do sistema. Muitas CPUs de alta performance requerem a velocidade da ventoinha acima de 7000 rpm, que geram ruído de 60 ou mais decibéis de ruído. Fazer overclocking requer ainda mais o fluxo de ar sobre a CPU, mas com uma solução de refrigeração líquida, há muito menos ruído.

Arrefecimento líquido em PCs ainda é uma técnica nova e difícil de ser instalada

Arrefecimento líquido em PCs ainda é uma técnica nova e difícil de ser instalada

Geralmente, há duas partes móveis a um sistema de refrigeração líquida. O primeiro é o impulsor, um ventilador imerso para circular o líquido através do sistema. Estes geralmente não fazem barulho, porque o líquido atua como um isolador de ruído. O segundo é um ventilador no exterior do processo para ajudar a puxar o ar ao longo dos tubos de arrefecimento do radiador. Ambos não precisam correr a velocidades muito altas, o que reduz a quantidade de ruído pelo sistema.

Infelizmente, existe um grande número de desvantagens para arrefecimento líquido em sistemas de computador. Algumas das desvantagens são o tamanho e as habilidades técnicas necessárias para instalar um kit de refrigeração líquida. Os kits requerem uma grande quantidade de espaço dentro da caixa do computador para funcionar de forma eficaz. Para que o sistema funcione adequadamente, deve haver espaço para o impulsor, o reservatório de fluido, a tubagem, ventilador e fontes de alimentação, o que exige cases de sistema maiores na área de trabalho para se ajustar todas essas partes dentro da caixa do computador em si. É possível ter grande parte do sistema fora do gabinete, mas isso ocupa espaço em torno da área de trabalho.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

A refrigeração líquida é uma tecnologia relativamente nova para PCs, que ainda requer um nível significativo de conhecimento técnico para instalar. Enquanto existem kits para a compra de refrigeração, eles ainda precisam ser personalizados e instalados sobre o case do PC. Cada case tem uma disposição diferente, de modo que os tubos devem ser cortados e encaminhados especificamente para fazer uso da sala de dentro do sistema. Além disso, se o sistema não estiver instalado corretamente, as fugas podem causar graves danos aos componentes internos do sistema. Há também a possibilidade de lesão ao indivíduo na instalação do sistema para o computador.

Se as velocidades de CPU continuarem a aumentar, o resfriamento líquido começará a se tornar mais comum na construção do sistema padrão de computadores e os sistemas de PC vão ser integrados em produtos eletrônicos de consumo, tais como home theaters.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password