Fabricante dos turboalimentadores de alta performance Master Power, a Borghetti, de São Marcos (RS), vai investir R$ 5 milhões na montagem de uma nova fábrica na cidade, de 4,5 mil m², que irá concentrar toda parte de fundição. Em setembro, quando entrar em operação, a capacidade instalada de fundição passará de forma gradativa de 70 para 400 toneladas/mês, possibilitando a ampliação da fabricação mensal, de 6 mil para 8,4 mil equipamentos, podendo chegar até 10 mil unidades/mês.

A área de fundição que hoje ocupa parte dos 6 mil m² do pavilhão central será liberada para elevar a capacidade de usinagem e montagem das peças. A capacidade de fundição era considerada um gargalo na empresa. A nova fábrica será totalmente automatizada, gerando cerca de 30 novas vagas.

No ano passado, foram produzidos 49 mil equipamentos turboalimentadores de alta performance, dos quais 85% foram destinados para o mercado de reposição que ele chama de linha diesel, destinados a caminhões, caminhonetes, pick-up, tratores, máquinas agrícolas e motores estacionários, entre outras aplicações.

Os restantes 15% seguem para a Linha Automotiva, representados por carros de passeio que se encaixam no conceito de turbos de alta performance, ou tunning. Em 2004, as exportações representaram 33% da produção.

BORGHETTI - A Borghetti nasceu em 1966. Desde 1970, as atividades foram direcionadas à aplicação de turbos, proporcionando melhor performance aos motores. Com a conquista de novos mercados e a criação da marca Master Power, a capacidade produtiva teve que se expandir. Hoje, atende vários segmentos de mercado, como o automotivo, industrial e marítimo, além de oferecer inovação contínua em projetos especiais.

A sede atual, na Serra Gaúcha, tem 12.000 m². A planta abrange os departamentos de pesquisa e projeto, fundição, usinagem, montagem e expedição.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas