Tipos de entrevista de empregoComo tudo no mundo do trabalho, uma entrevista de emprego pode assumir muitas formas. De uma triagem inicial por telefone até uma reunião de almoço com um potencial empregador, vários encontros podem contar como uma entrevista de emprego. Para se ter uma ideia dos tipos de entrevistas de emprego – e o que esperar de cada um deles -, aqui estão algumas práticas comuns atualmente.

Uma entrevista estruturada é a mais frequente nas seleções, quando o candidato está em uma sala e é literalmente entrevistado para uma posição. Neste cenário, o entrevistador faz um determinado conjunto de perguntas e espera respostas breves. A dica é pesquisar antes sobre o perfil da empresa e treinar suas possíveis respostas, sempre transmitindo confiança em suas afirmações.

Em uma entrevista não-estruturada, as perguntas são mais abertas. O entrevistador faz perguntas especificamente projetadas a leva-lo a revelar mais sobre você do que você faria se lhe perguntassem as questões-padrão. O entrevistador está tentando descobrir mais sobre você, seu caráter, suas habilidades, seu repertório e suas aspirações. Nesse caso, o entrevistador deixa a conversa fluir mais livremente do que em uma entrevista estruturada.

Candidato deve pesquisar sobre história da empresa antes da entrevista

                                             Candidato deve pesquisar sobre história da empresa antes da entrevista


Os entrevistadores não necessariamente se limitam a um estilo. Na verdade, é uma prática comum para um recrutador ou empresa de contratação profissional começar com algumas perguntas objetivas básicas e terminar a entrevista com questões mais abertas.

Algumas perguntas abertas comuns são as seguintes:

  • Fale sobre você.
  • Cite algum problema passado relativo ao gerenciamento de outros profissinoais e como você o resolveu.
  • O que você sabe sobre nossa empresa?
  • Se você pudesse começar sua carreira toda, você seguiria a mesma carreira? Por que ou por que não?

Estas perguntas podem parecer difíceis, mas se você estiver preparado após uma pesquisa sobre a empresa e sua avaliação de suas habilidades, você deve ser capaz de responde-las bem.

Entrevista informativa

Enquanto a entrevista informativa está na categoria de entrevistas de emprego, é diferente porque não resulta necessariamente em ser considerado para uma oportunidade de emprego. Em vez disso, entrevistas informativas são mais uma ferramenta de networking. Elas são uma oportunidade para você aprender sobre uma empresa ou área sem ter a pressão adicional de ter testadas suas habilidades e experiências de trabalho passado (ou falta de).

Se você é um estudante prestes a entrar no local de trabalho pela primeira vez, ou uma pessoa mudando de carreira após vários anos na força de trabalho, uma entrevista informativa pode ser um recurso valioso. Se você acha que pode estar interessado em um campo particular, mas gostaria de saber mais sobre o que isso implica, uma entrevista desse tipo permite que você se sente com uma pessoa de dentro da indústria e descubra se tem interesse ou não pela profissão.

Entrevistas informativas podem ser uma ótima ferramenta de networking

Entrevistas informativas podem ser uma ótima ferramenta de networking

A maneira mais fácil de marcar uma entrevista informativa é contar com a ajuda de contatos profissionais. As chances são boas que você conheça alguém - ou conhece alguém que conhece alguém - no campo que você está pensando em entrar. O próximo e último passo é entrar em contato com essa pessoa e marcar um horário para sentar e conversar sobre o que ela faz.

A melhor parte de uma entrevista informal é que você é o único no controle de todas as perguntas. A desvantagem? Entrevistas informativas existem apenas para que você possa adquirir mais informação sobre um determinado trabalho. Ela não faz parte do processo de contratação.

Se optar pelo contato por e-mail, lembre-se da moderação. Enviar o mesmo e-mail para 300 funcionários de uma mesma empresa seria um exagero. Descubra as qualificações e as atividades atuais de cada um e decida quais são os mais ligados com o que você quer fazer.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Como em qualquer tipo de entrevista, é necessário prestar atenção às regras de etiqueta adequadas de entrevista de emprego. Seja cortês com a pessoa que está desinteressadamente voluntariando seu tempo para responder às suas perguntas como faria em uma entrevista de trabalho. Chegue no horário, vista-se profissionalmente e envie uma nota de agradecimento. Afinal, embora o resultado final desta entrevista não seja um trabalho, nunca se sabe quando uma vaga surgirá a partir dessas oportunidades.

Outros tipos de entrevista

Existem ainda entrevistas por telefone, que embora impessoais, têm sido uma importante ferramenta para a fase inicial da seleção em empresas. Outra modalidade é a entrevista em grupo, ou comitê, em que vários recrutadores participam da seleção.

Entre os tipos alternativos de entrevista, estão análise de portifólio, entrevista de almoço, entrevista de estudo de caso (em que os recrutadores propõem uma situação para que o candidato resolva) e entrevista por videoconferência.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial