eventos sísmicosEventos sísmicos são ocorrências em que a energia é brevemente propagada na crosta da Terra, resultando em uma série de ondas sísmicas que se movem através da crosta. Em alguns casos, a energia pode ser suficientemente intensa que é sentida na forma de um tremor de terra, enquanto que em outros eventos sísmicos, a energia é tão suave que só pode ser identificada com equipamentos especializados. Eventos sísmicos são de grande interesse para pesquisadores em meio ambiente, conhecidos como os sismólogos, e estações de monitoramento usadas para controlar as atividades sísmicas encontradas em muitas regiões do mundo.

Uma série de fatores diferentes no meio ambiente pode causar eventos sísmicos. Alguns são induzidas por atividades humanas como a criação de explosivos ou execução de máquinas pesadas, atividades de mineração, de exploração de petróleo, entre outras. Outros são causados por atividade geológica, tais como a mudança de placas tectônicas da Terra, movimento ao longo de uma falha, ou atividade vulcânica. É difícil predizer eventos sísmicos, mas a informação sobre tais eventos podem ser usados no estudo da geologia e no seguimento de tendências de longo prazo.

Imagem de eventos sísmicos que ocorrem na Terra.

Imagem de eventos sísmicos que ocorrem na Terra.

Às vezes, uma série de pequenos eventos sísmicos precede um grande evento. Esta advertência pode ser usada para planejar com antecedência. Por exemplo, se os cientistas estão monitorando um vulcão e eles percebem um aumento na atividade sísmica, podem evacuar as pessoas da região no caso de o vulcão estar prestes a entrar em erupção. Um grande evento sísmico no oceano também pode ser um indicador de uma situação de emergência na forma de um tsunami, que é uma razão pela qual os cientistas acompanham essas atividades, mesmo em áreas onde as pessoas não estão presentes.

Monitores sísmicos, conhecidos como sismógrafos, usam equipamentos muito delicados e sensíveis para registrar o movimento na crosta da Terra. Esta informação é aproveitada para rastrear o movimento das ondas sísmicas, identificar diferentes tipos de ondas, e para ver onde a atividade sísmica se originou. Muitos destes dispositivos são automatizados, reportando-se à uma estação de monitoramento central onde os pesquisadores estudam dados agregados com a intenção de revelar tendências importantes.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Pesquisas sobre eventos sísmicos são importantes para a segurança humana e por razões econômicas. Ao planejar com antecedência, as pessoas conseguem atenuar a gravidade associada a um grande evento sísmico. Por exemplo, pessoas podem salvar seus pertencer, sendo também evacuadas da localidade, de modo que não corram risco de morte e ainda possam reestruturar suas vidas. Estruturas em áreas onde a atividade sísmica é comum também são projetadas e adaptadas de modo que seja mais provável suportar um evento sísmico de pequeno, médio e grande portes.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente