Perigos causados pelos terremotosSão inumeráveis os perigos associados com a ocorrência e as consequências de um terremoto. Alguns riscos de terremotos são provocados diretamente pelo evento sísmico, como erosão do solo ou liquefação, entre outros fatores do meio ambiente. Outros são produzidos pela ação do homem, como é o caso das operações de indústrias de construção e mineração, e podem causar danos às áreas circunvizinhas se um terremoto ocorre. Em áreas onde os terremotos são comuns ou podem ocorrer, é importante entender os perigos existentes, e a melhor forma de evitá-los para proteger a população.

Um terremoto é um evento geológico que ocorre quando grandes pedaços da crosta da Terra, chamados de placas tectônicas, mudar ou movem-se repentinamente. A agitação resultante é o efeito da colisão das placas tectônicas umas contra as outras durante este movimento.

Embora a agitação por si só seja raramente perigosa, o movimento do solo pode desestabilizar as construções na superfície, e até mesmo altera repentinamente a topografia do solo. Muitos riscos dizem respeito ao efeito da movimentação da terra sobre estruturas feitas pelo homem, tais como edifícios, barragens, dutos, pontes, estradas localizados acima ou em torno do epicentro de um terremoto.

Grandes tragédias provocadas pelos tremores de terra

                                              Grandes tragédias provocadas pelos tremores de terra

Perigos do terremoto principais incluem o colapso da construção, deslizamentos de terra ou sumidouros criados por uma mistura incomum de solo e água durante e após o terremoto, inundações causadas pela destruição de barragens naturais ou provocadas pelo homem, e fogo. Em áreas onde ocorre o terremoto, é extremamente importante para os planejadores urbanos e arquitetos compreenderem a topologia geográfica da área a fim de diminuir os danos potenciais catastróficos devido a um tremor de terra.

Evitar a construção de estruturas sobre áreas cima da fronteira das placas tectônicas, utilizando técnicas de construção avançadas, e criando sistemas de gás e de eletricidade que podem se desligar automaticamente durante um evento sísmico são medidas que ajudam a diminuir a possibilidade de riscos de colapsos grandes.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Residências à prova de terremotos é uma parte importante dos procedimentos de segurança em áreas onde os tremores são comuns. A preparação é a chave para se manter seguro durante um desastre natural. Esses eventos sísmicos podem ocorrer a qualquer hora, em qualquer lugar, e sem aviso prévio. Embora a violência súbita da terra nem sempre possa ser prevista, amenizar as consequências de um desastre é possível através do planejamento adequado e da precaução.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente