construções residenciais subterrâneasUma construção residencial subterrânea é uma casa projetada em uma encosta ou abaixo do nível do solo. Estas casas são construídas com o intuito de servirem de abrigos em casos de desastres naturais, ou são essencialmente projetadas por pessoas que são ambientalmente conscientes. Há manutenção mínima quando se trata de cuidar de uma casa subterrânea e elas também podem reduzir os custos com sistemas de aquecimento e resfriamento consideravelmente. Estas residências subterrâneas se misturam à natureza e são protegidas pelo próprio meio ambiente.

A casa erguida no subsolo pode ser construída em morros, montanhas ou encostas que não seriam utilizadas de outra forma para fins de construção. Não há perda de espaço verde, porque o telhado é subterrâneo e pode ser usado para uma área de lazer do parque, ou um pequeno jardim. Estes tipos de casas também preservam a natureza porque a terra sobre a moradia subterrânea, e este solo pode ser deixado em repouso. Isso ajuda a revitalizar a paisagem, especialmente em áreas urbanas. O número de plantas e animais em torno desses tipos de casas também aumenta, por vezes, o que alguns proprietários de moradias como essas interpretam como um benefício.

Não há madeira usada para construir uma casa subterrânea. A estrutura é feita inteiramente de concreto e outros materiais desenvolvidos para resistir ao ambiente subterrâneo. A madeira pode ser conservada e a casa de concreto dura muito mais do que uma casa construída convencionalmente. Este é outro benefício ambiental de ter uma casa subterrânea.

As casas subterrâneas são mais resistentes aos desastres naturais.

                                        As casas subterrâneas são mais resistentes aos desastres naturais.

Uma casa que é construída no subsolo é projetada para ser mais segura do que uma casa acima do solo. Desastres naturais, como ventos fortes, tornados e tempestades de granizo causarão pouco ou nenhum dano a uma casa-abrigo. Durante um terremoto, a vibração do solo diminui com a profundidade e isso faz com que a casa subterrânea seja muito mais segura. Este tipo de construção tem uma fundação de concreto que pode ser resistente a terremotos. Vigas de betão e metal perfazem o exterior da casa subterrânea, por isso é também muito mais resistentes.

Baixas temperaturas e falta de energia não são considerados um problema em uma casa de abrigo em baixo da terra. A temperatura permanece constante dentro da casa e até mesmo quando o sistema de geração de calor está completamente desligado, a temperatura só vai cair alguns graus. Em uma casa deste tipo, é raro que a temperatura caia a uma faixa inferior a 10 graus Celsius, mesmo em áreas extremamente frias.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Viver em uma casa subterrânea pode ser menos dispendioso em longo prazo do que viver em uma casa convencional. Os custos do seguro podem ser mais baixos porque a casa é resistente ao fogo e aos desastres naturais. As contas de manutenção e de energia também se tornam muito inferiores em relação a uma construção convencional.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil