Tipos de habitações sustentáveisHabitação sustentável, ou arquitetura verde, refere-se a projetos de construção ambientalmente seguros. Este tipo de habitação pode, total ou parcialmente, usar energias renováveis, como a luz solar ou a água para “alimentar” as casas em termos de energia elétrica. Há muitos tipos diferentes de habitação sustentável.

Casas e edifícios com telhado verde são edificações que recebem em sua cobertura vários tipos de plantas. A vegetação traz muitas vantagens para a casa, como um bom isolamento que bloqueia ruídos de fora, além de servir como um bom sistema de controle de temperatura no interior das casas, mantendo o edifício refrigerado durante o verão e quente no inverno. Eles podem ser usados como jardins para o crescimento de frutas, vegetais ou flores que melhoram a qualidade do ar, não só para o lar, mas também para a área circundante.

Casas subterrâneas são outro tipo de construção sustentável. Estas são geralmente produzidas no mesmo tamanho e com a mesma estrutura das casas tradicionais, mas são construídas parcialmente ou totalmente no subsolo, com materiais mais resistentes. Alguns são cobertas com telado de musgo, que se mistura com a vegetação externa. Muitas destas casas fazem uso da energia geotérmica, ou calor armazenado no interior da Terra, para regular a temperatura. Apesar de serem subterrâneas, muitas dessas casas têm janelas estrategicamente posicionadas, permitindo que a luz solar natural possa iluminá-las.

As casas flutuantes são tipos de construções sustentáveis existentes em muitos países.

                                     As casas flutuantes são tipos de construções sustentáveis existentes em muitos países.

Modernas casas de madeira são também um exemplo de arquitetura verde. Existem muitas variações deste tipo de habitação, mas algumas são de forma retangular e cobertas em madeira de carvalho. Casas de madeira são frequentemente concebidas para se misturar com as árvores, e podem incluir características especiais, como vidro deslizante e telhados retráteis para continuar a misturar a casa e ao ambiente ao ar livre. Muitos edifícios de madeira também são projetados para permitir que o ar e luz cheguem às salas e criem uma sensação de espaço.

Casas de vidro são geralmente apoiadas por estruturas de aço e têm paredes feitas quase inteiramente de vidro. Este recurso permite que a luz natural aqueça toda a casa durante o dia. Estas casas geralmente incluem painéis fotovoltaicos, que convertem luz solar em eletricidade, o que pode alimentar a casa à noite. Este sistema reduz as contas de energia elétrica e o impacto sobre o meio ambiente. Às vezes, a natureza é literalmente incluída na casa, como uma árvore crescendo através da construção - o tronco dentro da casa e seus galhos sobre o telhado.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Outro tipo único de habitação sustentável é encontrado sob a forma de casas flutuantes, ou houseboats. Estas casas ecologicamente amigáveis, ou casa-barco, flutuam na água e possuem peso mais leve, como o de um barco. Apesar de este tipo de habitação não ser muito grande na maioria das vezes, seu projeto normalmente faz bom uso do espaço disponível. Muitas casas flutuantes fazem uso da energia solar e hidroelétrica, ou energia gerada a partir de correntes de água, para produzir eletricidade e calor.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil