Casas flutuantes Uma casa flutuante, casa-barco, é uma estrutura flutuante projetada para ser usada como uma residência, muitas vezes incluindo ambientes domésticos típicos, como cozinhas, banheiros, dormitórios e espaço físico amplo. Estas estruturas diferem dos barcos projetados para o transporte ou esportes náuticos, sendo modificados de modo a limitar a sua capacidade de navegar na água e são geralmente ancorados.

Em algumas casas flutuantes até mesmo falta motor, já que elas são projetadas apenas para flutuar e não para se mover. É possível viver em uma casa-barco no oceano, mas a maré faz com que essas casas flutuantes se movam constantemente, de modo que águas paradas, como lagos e rios, sejam os locais mais adequados para este tipo de construção.

A construção de um barco é, em grande parte, dependente de onde ele está localizado. Em muitos países, os tipos de casas flutuantes se assemelham a casas com janelas, portas e pavimentos. Alguns locais têm tradicionais habitações com os seus próprios projetos, que podem não ter uma conexão direta com estilos de residências construídas em terra.

Tipo de casa-barco ancorado e que pode mover-se em águas calmas.

                                        Tipo de casa-barco ancorado e que pode mover-se em águas calmas.

Quase todas as casas flutuantes são construídas com estabilidade, muitas vezes incluindo bases gerais para minimizar o movimento. É importante para uma casa-barco ser estável, pois, como uma residência principal, muitas vezes abriga móveis e objetos quebráveis que não devem rolar ou se mover.

Em muitos locais, uma casa-barco está ancorada diretamente a uma doca, permitindo fácil acesso à terra. Algumas casas flutuantes são ancoradas no meio de lagos ou simplesmente longe demais para se ter acesso a terra, e estas devem incluir uma maneira de chegar à costa. Um pequeno barco está geralmente ancorado ao lar para o transporte de pessoas. Este pequeno barco deve ter um lugar onde ele pode ser mantido na praia quando os habitantes da casa flutuante não estiverem em casa.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Há também barcos que funcionam como residências que não são consideradas casas flutuantes. Por exemplo, é possível viver em um iate de luxo, mas isso é considerado um tipo diferente de barco. As características de identificação de casas-barcos geralmente incluem mobilidade limitada, embora esta seja realmente uma questão de utilização, não potencial.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil