Materiais de construção sustentáveisMateriais de construção sustentáveis são materiais desenvolvidos a partir de produtos reciclados e recursos que podem ser repostos em um período relativamente curto de tempo. Existem muitos tipos de materiais e suprimentos sustentáveis de construção, muitas vezes referidos como produtos de construção verde. Madeira, pedra, metal e papel são materiais que podem ser reciclados e reutilizados como produtos de construção. Bambu, cortiça, palha, e até mesmo casca de coco são exemplos de produtos que podem ser renovados mais rapidamente.

A madeira regenerada é o material reciclado mais utilizado para a construção verde. A madeira é retirada de estruturas antigas, depois é tratada e re-dimensionada para uso em outros projetos. O aproveitamento da madeira recuperada preserva as árvores e economiza energia, porque menos recursos são empregados na reciclagem da madeira, recursos estes que seriam utilizados para a colheita, tratamento da matéria-prima e transporte da madeira nova.

A madeira reciclada pode ser mais cara do que a madeira nova por causa dos custos associados com a recuperação e tratamento. A madeira regenerada também pode conter produtos químicos a partir provenientes de tratamentos anteriores, que podem ser prejudiciais para o ambiente. Quase todos os materiais naturais, incluindo pedra, metal e concreto, podem ser recuperados e usados como materiais de construção sustentáveis, ou ecologicamente corretos.

Os materiais sustentáveis são a grande tendência no setor de construção civil.

                                   Os materiais sustentáveis são a grande tendência no setor de construção civil.

As vantagens e desvantagens de usá-los são semelhantes às relacionadas à utilização da madeira recuperada. Uma das maiores preocupações com o uso de produtos naturais reciclados é a presença de compostos orgânicos voláteis (VOCs). Os VOCs estão presentes nos materiais recuperados como um resultado de fatores tais como tintas, pigmentos e outros tratamentos químicos, especialmente aqueles aplicados antes das normas ambientais mais rigorosas estarem vigorando.

Produtos facilmente renováveis como o bambu e a cortiça estão se tornando mais comum como sustentáveis de construção de materiais. O bambu é uma planta de rápido crescimento que está sendo empregado mais frequentemente em projetos de construção sustentável. Ele é reposto rapidamente por causa de seu ciclo de crescimento rápido, e é versátil na sua aplicação. O bambu é usado como o revestimento e para reforçar o concreto. Mais e mais casas e edifícios estão sendo construídos a partir do bambu.

A cortiça também está ganhando popularidade como uma forma sustentável de matéria-prima. A colheita da cortiça requer a remoção da casca da árvore, mas não exige que toda a árvore seja cortada. A cortiça é um material de revestimento que está se tornando mais comum em residências ao redor do mundo.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Há muitas inovações no campo da construção civil em termos de desenvolvimento de novos materiais e produtos sustentáveis. Casas feitas de fardos de palha estão sendo construídas, assim como são construídas estruturas inteiramente de pneus reciclados. Alguns edifícios foram mesmo projetados usando garrafas de vidro ou latas. Terra cozida e argila, além de novas formas de concreto também estão sendo usadas com mais.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil