fardo de pneusUma prensa enfardadeira de pneus é uma máquina comumente usada na indústria de reciclagem para comprimir os pneus de borracha e formar um bloco ou rolo conhecido como um fardo. Os pneus são geralmente produzidos em conjunto com fios de metal. A finalidade de uma prensa enfardadeira de pneus é comprimir os pneus para reduzir a quantidade de espaço ocupado pelo material, o que é importante a fim de melhorar as capacidades de transporte, bem como de armazenamento.

Os pneus podem ser pressionados até que formem blocos, sendo mais fácil de empilhá-los. Comprimir os pneus também reduz a quantidade de água estagnada numa área de armazenamento do pneu, e que ameniza o risco de incêndio.

A concepção específica da enfardadeira de pneus pode variar. Algumas máquinas são destinadas a serem portáteis, o que significa que podem ser rebocadas por um trator ou uma caminhonete. A prensa de pneu, portanto, possui rodas e outros recursos para tornar o dispositivo móvel. Uma vez que a máquina chegou ao seu destino, braços de apoio são baixados no terreno para oferecer estabilidade. Outras máquinas não foram feitas em prol da portabilidade e podem ser fixadas em um único local.

Prensa enfardando pneus velhos.

                                                                    Prensa enfardando pneus velhos.

Uma vez no lugar, os pneus de borracha podem ser carregados dentro de uma câmara, geralmente lado a lado. A enfardadeira de pneu será concebida para acomodar pneus até um determinado tamanho, e a capacidade irá variar por máquina. Antes de o braço hidráulico comprimir os pneus de borracha, os cabos de arame são fixados à volta dos pneus.

O braço hidráulico irá então ser ativado, empurrando os pneus uns contra os outros até serem enfardados firmemente juntos. Enquanto que o braço hidráulico mantém os pneus na posição comprimida, os fios podem ser fixados firmemente para evitar que os pneus se expandam de novo, uma vez que houver a retração dos braços. Depois da fixação dos fios, o braço vai se retrair e o fardo pode ser removido da máquina.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Às vezes a máquina de prensa e enfardamento de pneus pode ser usada para comprimir outros materiais, mas nem todas as enfardadeiras de pneus apresentam esta capacidade. Apenas máquinas que são concebidas para vários materiais devem ser utilizadas desta maneira, assim como os tipos de enfardadeiras, outros equipamentos podem não ser capazes de comprimir materiais tais como metais ou plásticos de forma segura. Os materiais podem acabar fora da câmara de enfardamento, criando um risco potencial de lesão para os operadores.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos