Dicas de segurança em laboratórios químicos

Dicas de segurança em laboratórios químicosAlgumas regras não são feitas para serem quebradas. Isso é especialmente verdade para as normas de segurança em um laboratório de química. Elas são realmente importantes em qualquer situação.

Aqui estão algumas dicas para trabalhar com segurança em um laboratório de produtos químicos.

Não pipete com a boca. Mesmo que seja apenas água, será que o vidro está realmente limpo? Usando pipetas descartáveis? Existem muitas pessoas que lavam o instrumento e o colocam de volta para uso. Aprenda a usar a pipeta lâmpada ou pipeta automática. Não pipete com a boca em casa também. Em relação a gasolina e querosene, a norma deveria ser óbvia, mas existem casos de contaminação por esses elementos todos os anos. A lição principal é que mesmo substâncias aparentemente inofensivas podem ser perigosas.
Tenha à mão as informações de segurança química. A Ficha de Segurança deve estar disponível para cada produto químico utilizado no laboratório. Leia e siga as recomendações para o uso seguro e descarte do material.
Vista-se adequadamente para um laboratório de química. Evite sandálias, saias ou shorts muito curtos e lentes de contato. No caso de cabelos longos, prenda os cabelos. Use óculos de segurança e um jaleco. Mesmo se você não for desajeitado, alguém no laboratório provavelmente é.
Produtos químicos misturados sem cuidados podem representar perigo em um laboratório

Produtos químicos misturados sem cuidados podem representar perigo em um laboratório

Identifique os equipamentos de segurança. Além disso, é fundamental saber como usá-los, já que alguém (possivelmente você) vai precisar deles. Conheça os locais do cobertor antifogo, extintores, lava-olhos e chuveiro. Faça treinamentos e simulações em caso de acidente. Use óculos de segurança enquanto estiver no laboratório.
Não beba ou cheire produtos químicos. Para muitos produtos químicos, se você pode cheirá-los, então você está se expondo a uma dose que pode ser prejudicial. Se as informações de segurança dizem que um produto químico deve ser utilizado apenas dentro de um exaustor, então não use em qualquer outro lugar.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Não descarte produtos químicos no ralo comum. Alguns produtos químicos podem ser jogados no ralo, enquanto outros exigem um método diferente de eliminação. Se um produto químico pode ser descartado pia, não se esqueça de lavá-lo ao invés de arriscar uma reação inesperada entre ‘sobras’ de químicos mais tarde.
Não coma ou beba no laboratório. É tentador, mas muito perigoso. Não faça isso.

Não brinque com os materiais ou produtos químicos. Não misture produtos químicos ao acaso. Preste atenção à ordem em que os produtos químicos devem ser adicionados a um ao outro e tenha as instruções sempre à mão. Até mesmo elementos químicos que se misturam para produzir produtos aparentemente seguros devem ser manuseados com cuidado. Por exemplo, ácido clorídrico e hidróxido de sódio vai resultar em água salgada, mas a reação pode quebrar o vidro ou espirrar os reagentes se não for manuseada com cuidado.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password