Diferença entre MTTR e MTBFDois dos mais importantes Indicadores de Manutenção, ou Indicadores de Desempenho, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator) na manutenção da planta são o Tempo Médio entre Falhas e Tempo Médio para Reparos, conhecidos como MTBF e MTTR, respectivamente.

O tempo médio entre falhas é calculado dividindo-se o total de tempo de reparos pelo número de avarias. Por outro lado, o tempo médio para reparar é calculado dividindo o tempo que leva para reparar pelo total do número de avarias.

Estatisticamente, Tempo Médio significa que MTBF é o tempo médio decorrido a partir de uma falha até que ocorra a próxima falha ou avaria. Na maioria das vezes, é comumente entendido como o tempo médio ao longo do qual alguma máquina, sistema ou equipamento funciona, até chegar o momento que sistema/ máquina/ equipamento/ dispositivo falha e precisa de conserto e manutenção.

Os indicadores de manutenção ajudam a analisar o crescimento nos negócios.

                                    Os indicadores de manutenção ajudam a analisar o crescimento nos negócios.

Já a média de tempo para reparar ou MTTR é o tempo médio necessário para que algo seja reparado após uma falha. No entanto, o termo correto para um sistema/ máquina/ equipamento/ dispositivo que não pode ser reparado é o tempo médio de falha ou MTTF. A maioria das pessoas define MTBF como a soma de MTTR e MTTF. Em outras palavras MTTF + MTTR = MTBF).

Por exemplo, há um lustre com lâmpadas que não são reparáveis. Neste caso, o termo MTTF seria mais apropriado, uma vez que a lâmpada só pode ser substituída e o MTTF pode ser estimado em cerca de 9.000 horas. Agora, vamos olhar para o exemplo de um automóvel. Sem mudanças de óleo, pode haver uma falha de motor após 200 horas de condução. Isto é conhecido como o MTTF. Se assumirmos que demorou 9 horas para substituir o motor (MTTR), o MTBF pode ser calculado como 200 + 9 = 209 horas.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
---------------------------------------------------------------------------
Tal como no caso dos automóveis, a maioria dos equipamentos usados ​​na fabricação pode ser reparada depois de uma falha, em vez de ser substituída, de modo que o MTBF seria uma medição mais apropriada.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção