setores da economiaUm setor econômico é um determinado tipo de atividade empresarial dentro de uma economia. Economia é parte da estrutura social de uma sociedade que se preocupa com a forma como as pessoas produzem e consomem bens e serviços. Estes tipos de bens e serviços são produzidos e consumidos em uma sociedade dependendo da geografia e dos costumes sociais.

Existem diferentes maneiras de dividir os setores da economia, mas um método comum é chamado de "hipótese de três setores", que divide a atividade econômica nos setores primário, secundário e terciário.

O setor econômico primário inclui a obtenção e refino de matérias-primas como madeira, aço e carvão. Trabalhadores do setor econômico primário incluem madeireiros, siderúrgicos e mineiros de carvão. Todos os tipos de indústrias de recursos naturais como a pesca, agricultura, silvicultura e mineração são uma parte do setor primário na economia.

Os negócios do setor secundário da economia envolvem o processamento de matérias-primas em bens acabados. Construtores e ceramistas são exemplos de trabalhadores do setor secundário; a área de engenharia e todos os tipos de plantas de processamento fazem parte do setor secundário da economia.

Agricultura faz parte do setor primário da economia.

                                                     Agricultura faz parte do setor primário da economia.

O setor terciário econômico tem a ver com serviços prestados pelas empresas aos consumidores. Empresas de limpeza a seco, agentes imobiliários e bancos, além de agências financiadoras de crédito se enquadram na categoria de trabalhadores do setor terciário da economia. As áreas de transporte, turismo e lojas de varejo fazem parte do setor terciário da economia.

O movimento de bens e serviços através dos setores primário, secundário e terciário é referido como uma cadeia de produção. Por exemplo, as árvores são cultivadas para a produção de papel, em seguida, a polpa é processada para criar o papel e, em seguida, o produto acabado é vendido nas lojas. Algumas pessoas consideram o governo e a educação como parte apenas do setor terciário.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O setor quaternário econômico é entendido como a organização intelectual em uma sociedade, como governo, centros de pesquisas, instituições filantrópicas, ONGs, educação e bibliotecas. A gestão de topo em organizações sem fins lucrativos, mídia, artes, cultura, ensino superior, ciência e tecnologia e governo estão todos incluídos no setor quinário econômico.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia