Sistemas econômicos comparadosSistemas econômicos comparados é um campo de estudo em economia que se concentra em analisar sistemas econômicos, comparando-os a outros tipos de economias. Estas comparações podem ser usadas a fim de examinar os sistemas econômicos dos países reais, ou são aproveitadas para comparar os princípios de diferentes teorias econômicas.

A análise da economia através da comparação é considerada útil, pois nenhum sistema é inerentemente perfeito. Mas ao examinar os benefícios que cada teoria ou a economia apresenta, os economistas podem ajudar a elaborar e aperfeiçoar novas teorias, melhorando a prática econômica no futuro.

Ao longo da história humana, diferentes sistemas econômicos têm surgido e desaparecido com os tempos. O feudalismo reinou durante séculos, contando com o trabalho de camponeses ou com classes de escravos para apoiar as atividades em prol de uma minoria nobre e real. Com a adoção de novas formas de governo, veio a popularidade de teorias como o capitalismo e socialismo, que lutaram pelo predomínio até o final do século 20.

No século 21, a maioria das economias exibe alguma forma de mistura ou de economia mista, usando alguns princípios dos ideais poderosos capitalistas e socialistas, mas também incorporando outras funções que não se encaixam facilmente em nenhuma categoria. O estudo de sistemas econômicos comparativos centra-se na semelhança e nas diferenças de todos esses sistemas, com a visão de melhorar o pensamento econômico.

A comparação de sistemas econômicos visa à melhoria das práticas econômicas.

                                  A comparação de sistemas econômicos visa à melhoria das práticas econômicas.

O estudo de comparação de sistemas econômicos também pode ser importante para a compreensão do comportamento de diferentes culturas e sociedades. A aprendizagem sobre o passado das tradições econômicas e a evolução para formas modernas de economia ajuda a lançar luz sobre o caráter nacional, história e crescimento potencial futuro. Estudar modernos sistemas econômicos como um produto de sua história é conhecer a transição dos sistemas econômicos ao longo dos tempos.

Alguns especialistas sugerem que o estudo de comparação de sistemas econômicos é mais útil quando se aproxima sem um quadro privilegiado de referência. Isso significa que alunos e professores não podem presumir a superioridade automática de uma forma de economia, como a em seu próprio país, sobre todos os outros.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A objetividade na análise pode ajudar a destacar os verdadeiros benefícios e as desvantagens de cada tipo de economia, enquanto que a análise subjetiva poderia servir apenas para reenfatizar a crença de que já existem.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia