O que é uma pistola de graxaUma pistola de graxa é uma ferramenta especial usada para injetar graxa lubrificante, sob pressão, em motores ou outras partes móveis de máquinas e equipamentos. Pistolas de graxa, como as armas de calafetagem às quais se assemelham, geralmente operam com um cartucho descartável de graxa, apesar de algumas pistolas de graxa serem preenchidas manualmente.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Os diferentes tipos de bombas de lubrificação são caracterizados pela fonte de energia para criar a pressão que força o lubrificante para fora da arma e para dentro do motor a ser lubrificado. Alguns modelos de pistolas de graxa são operadas por gatilho, operadas por alavanca, pneumáticas e à bateria.

Existem três componentes principais de uma pistola de graxa lubrificante - um cilindro de metal que contém a massa em si, o controle de propulsão, que é ou um gatilho ou uma alavanca, e o dispositivo de fornecimento de graxa, que pode ser uma mangueira flexível ou um tubo de metal rígido, equipados com um bico especial chamado de "engate".

Operador injeta graxa com a ajuda de uma pistola em um motor automotivo

                                Operador injeta graxa com a ajuda de uma pistola em um motor automotivo

O cilindro de massa lubrificante tem geralmente entre 15 e 18 polegadas (38 - 46 cm) de comprimento e o dispositivo de administração, quer seja um tubo rígido ou uma mangueira flexível, pode ter entre 12 e 36 polegadas (30,5-91,5 cm) de comprimento.

Uma pistola elétrica inclui um cabo de alimentação regular e uma pistola de graxa pneumática terá um anexo de uma mangueira de ar. Um tipo de pistola de graxa que vem ganhando popularidade é a pistola de graxa sem fio, que incorpora uma bateria que pode ser do tamanho do cilindro de gordura em si.

Uma pistola de graxa é projetada para lidar com graxa que às vezes é muito grossa, por vezes aproximando a consistência de um xarope. Deve transmitir a graxa apenas às partes de um motor que requerem tal lubrificante pesado, sem contaminar outras partes do motor e sem permitir que a graxa se a torne contaminada. Isso é obtido pela instalação de um encaixe especial, chamado uma conexão de lubrificação, um bocal de lubrificação ou um encaixe de Zerk. O acessório é instalado no invólucro do motor e tem uma tampa de mola de proteção, que evita a contaminação a partir de uma entrada e o possível vazamento da graxa.

Existem vários modelos de pistolas de graxa, inclusive sem fio

Existem vários modelos de pistolas de graxa, inclusive sem fio

A operação correta de uma pistola de graxa requer tanto um treinamento adequado do operador como a calibração adequada da ferramenta em si. O operador tem de saber a quantidade de gordura requerida pela parte a ser lubrificada e a quantidade de massa lubrificante que vai ser descarregada com cada bomba do gatilho ou a alavanca, porque lubrificação em excesso pode resultar em danos.

O usuário aperta o bico do tubo de graxa ou mangueira contra o encaixe Zerk com pressão suficiente para abrir a tampa de mola e a mantém no lugar enquanto bombeia o gatilho ou a alavanca tantas vezes quanto necessário para cumprir a quantidade apropriada de graxa. Quando termina, o acoplamento é removido da montagem, a tampa de encaixe é colocada de volta no lugar e nenhuma atenção adicional é necessária.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos