Dale Petty é um fazendeiro, daqueles que gostam de ver seus equipamentos funcionando adequadamente e sem muitos gastos com manutenção. Cansado de ver os pneus de seus veículos danificados por ficarem abaixo da pressão ideal, ele procurou os engenheiros do Laboratório Nacional Sandia, nos Estados Unidos.

Ele queria desenvolver um aparelho que mantivesse a pressão dos pneus sempre no nível ideal. Embora inicialmente ele só pensasse nos pneus dos seus próprios veículos e tratores, o resultado foi tão bom que ele já está negociando o invento com outras empresas.

O engenheiro John Browning deu a Petty três sugestões: um sistema com compressor de ar, um botijão de alta pressão e um gerador de gás. Para testar cada um desses conceitos, eles construiram protótipos e os submeteram a testes de campo.

Segundo as previsões, o sistema de geração de gás poderia ser o mais barato de ser fabricado em larga escala, mas seu custo de desenvolvimento ultrapassaria os valores disponíveis no laboratório para consultorias a pequenas empresas. Ele utilizaria o material empregado para inflar air-bags, que poderia gerar nitrogênio para manter a pressão interna dos pneus.

Pequenas partículas de azido de sódio seriam postas em combustão por um aparato eletrônico montado em uma placa flexível de circuito impresso. Consistindo de bateria, sensor de pressão, microcontrolador e equipamentos necessários para provocar a ignição das partículas químicas, o equipamento flexível deveria ser montado na parte interna do pneu. Viável tecnologicamente, mas seria muita pressão para o pequeno negócio de Petty.

O resultado final foi um enfoque misto dos dois outros conceitos, no qual um botijão de alta pressão é abastecido por um compressor externo, que não precisa ficar no carro. O funcionamento é parecido com o sistema utilizado em ônibus e caminhões, mas pequeno e leve o suficiente para ser instalado em carros de passeio.

Autor(es): Inovação Tecnológica

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