Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Dicas de desenvolvimento e execução de manutenção preventiva

Use técnicas de monitoramento de condições baseados em confiabilidade sempre que possível.

Mais notícias relacionadas a manutenção:

Conceito de manutenção pós-quebra
Política de manutenção de quebra às vezes é instituída quando uma instalação industrial ou empresa ...


Saiba mais sobre maquinabilidade
Várias técnicas diferentes podem ser utilizadas para melhorar a usinabilidade, seja alterando o material ou ...


Entendendo o funcionamento do MASP
Segundo Werkema (1995), o chamado ciclo PDCA de melhorias consiste em uma sequência de procedimentos ...


Dicas de desenvolvimento e execução de manutenção preventivaEm muitas empresas, os grupos ainda estão em busca das últimas palavras de ordem do dia e, ainda assim, nunca estabeleceram a fundação necessária para suportar esses esforços. O desenvolvimento e execução de manutenção preventiva são exemplos clássicos.

Neste artigo, quando falamos de MP, estamos nos referindo tanto à manutenção preventiva quanto à manutenção baseada em condições. Isto é, não significa uma explicação exaustiva de todas as considerações necessárias para um programa abrangente de MP.

Aqui estão algumas dicas de planejamento e execução de manutenção preventiva.

  • Pare de fazer MPs sem valor adicionado ou etapas de tarefas dentro da manutenção. Nós nunca consiguimos encontrar tempo para atualizar ou corrigir as tarefas ou freqüências, mas podemos sempre encontrar tempo para continuar fazendo o trabalho errado.
     
  • Supondo que você já tem um programa de manutenção preventiva em andamento, comece com o equipamento que esteja passando por maior sangria. Esse geralmente não é o seu patrimônio mais crítico.
  • Identifique os modos de falha do equipamento. O BOP no derramamento de óleo do Golfo teve mais de 260 modos de falha. De acordo com o manual da SKF, por exemplo, um rolamento tem mais de 50 modos de falha.

Profissionais de manutenção precisam identificar modos de falha do equipamento

                                      Profissionais de manutenção precisam identificar modos de falha do equipamento

  • Use a árvore lógica (logic tree) centrada em confiabilidade para determinar as tarefas. Use técnicas de monitoramento de condições baseados em confiabilidade sempre que possível. Em primeiro lugar porque é mais barato, especialmente se comparado a uma revisão. Sim, alguns grupos ainda fazer a manutenção de revisão por nenhuma outra razão diferente do que vem sendo feito nos últimos 20 anos. O seu equipamento realmente define o tipo de manutenção preventiva e não como tudo se presta a tecnologias preditivas, como um exemplo. Monitoramento baseado em condições (MBC) muitas vezes se estende ou alarga a janela de detecção de falhas baseadas em atividades ao longo do tempo.
     
  • Defina as tarefas que lhe permitem encontrar o equipamento no ato do fracasso no que diz respeito a cada um dos modos de falha. Os análise de modos de falha e  efeitos são uma ótima ferramenta para esses itens, mas muitos grupos não conseguem encontrar tempo para realizá-los no desenvolvimento de seus procedimentos.
     
  • Crie os procedimentos usando o texto padrão.
     
  • Concentre-se na manutenção de precisão em relação a uma especificação (valores de torque, ou seja, tensão da correia).
     
  • Certifique-se de procurar por falhas escondidas.
     
  • Ajuste a freqüência da tarefa com base na experiência e na história, se tiver. Em termos muito gerais, deve ser uma metade da largura da janela de detecção de falha.

Inspeção faz parte da execução de um plano de manutenção preventiva

Inspeção faz parte da execução de um plano de manutenção preventiva

  • Tenha em mente que você precisa de tempo para planejar e programar a restauração do equipamento de uma maneira pró-ativa.
     
  • Inspecione e audite os processos de trabalho.
     
  • Meça os resultados e benefícios.
     
  • Solicite o feedback dos funcionários que executam as tarefas de manutenção preventiva adicionando um circuito de melhoria contínua.
     
  • Grandes procedimentos são um começo, mas reconheça que talvez você precise se concentrar em mudar os comportamentos das pessoas que estão fazendo o trabalho. Os comportamentos podem representar até 80% de um trabalho.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

  • Estabeleça parcerias com outras partes interessadas, como produção e engenharia. É difícil, por exemplo, fazer manutenção preventiva quando a produção não lhe dá o acesso ao equipamento. Não importa quão bem você o deixou após a manutenção: se o equipamento não for operado corretamente, nenhum nível de manutenção pode mantê-lo funcionando. Se o equipamento foi comprado com custo baixo e instalado de maneira errada, muito provavelmente não será possível obter os resultados desejados. Perceba os custos de vida total do ciclo (VTC), que podem ser até 20 vezes maiores do que o custo inicial instalado.
     
  • Quando aparece uma falha, deve-se fazer uma autópsia para determinar por que o equipamento falhou. Reveja os procedimentos de tarefas e freqüências para determinar por que você nunca pegou o modo de falha no ato de fracasso. Atualize a manutenção preventiva com base nas conclusões.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a manutenção:

Alinhamento de eixos

Um eixo é uma peça cilíndrica de aço, que transfere força de rotação de um motor a outros componentes no interior de uma peça de ...
O que é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

Antes de saber e quando utilizar é preciso entender o foco do MASP. Problemas! Este é o foco. Tudo que apresenta resultado diferente do desejável pode ser considerado problema, seja quando ...
Processo de reparo completo para servomotores industriais

Servo motores são máquinas complexas com requisitos especiais de revisão. Ao tentar detectar o problema de uma peça com defeito, cada servo motor precisa passar por ...
Mecânica de automóveis

Dá pânico imaginar uma vida sem carro, já que o carro tem sido uma parte integrante da nossa vida. Direto da necessidade básica para qualquer tipo de luxo ...
Manutenção do redutor de engrenagem com análise de vibração

Quando você está lidando com objetos complexos mecanizados, como um redutor Falk, a vibração é indesejável pois sua presença acusa ineficiência. Para ser mais específico, as ...
Manutenção da correia serpentina e polias tensoras

Se você possui um veículo construído nos últimos 10 anos, ele provavelmente está equipado com cintos de serpentina. Os veículos mais antigos são equipados com cintos ...
Guia de manutenção de ativos

Ativos não são fins, mas meios para alguns fins úteis. Ativos administrados com prudência podem resultar em ganhos incríveis. Os ativos podem ser tangíveis, bem ...

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google