Tipos de equipamentos geotécnicos

equipamentos geotécnicosOs equipamentos geotécnicos são geralmente empregados pelos engenheiros geotécnicos para estudar a estrutura e a forma dos materiais da Terra. Isso pode ajudar no planejamento e na construção de fundações de construção, terraplanagem e construção de plataformas de petróleo. Alguns dos tipos mais comuns de equipamentos geotécnicos são sondas de perfuração, equipamentos de levantamento, inclinômetros, coletores de dados, e programas de computador.

Ao construir um edifício ou uma plataforma petrolífera, muitas considerações cuidadosas devem ser feitas a respeito de como o edifício vai se acomodar no solo. Engenheiros geotécnicos geralmente executam essas tarefas de planejamento e concepção, tentando determinar o meio mais seguro e prático para integrar o edifício aos materiais terrestres. Alguns dos problemas potenciais que os engenheiros geotécnicos devem estar cientes referem-se aos deslizamentos de terra, terremotos e sumidouros. Por estas razões, existem vários tipos de equipamentos geotécnicos utilizados no processo de engenharia para ajudar a conseguir os melhores resultados.

Existem muitos tipos de brocas e plataformas de perfuração que são usados na engenharia geotécnica para escavar o chão. Isto pode ser feito por muitas razões, tais como fundações poedeiras, coleta de amostras e dados de compilação em geoformação. Alguns exercícios são projetados especificamente para perfuração subterrânea, enquanto outros são destinados a perfuração de superfície.

Uma broca de perfuração é frequentemente usada por engenheiros geotécnicos. Este desenho apresenta uma broca helicoidal de parafuso que é usada por um eixo no solo. A terra em excesso é, em seguida, removida por meio de uma perfuração.

Modelo de broca de perfuração sendo usado como equipamento geotécnico.

Modelo de broca de perfuração sendo usado como equipamento geotécnico.

Dispositivos conhecidos como coletores de dados são anexados às sondas de perfuração. Como o nome sugere, os dispositivos coletam dados do processo de perfuração através de um dispositivo eletrônico principal e de instrumentos externos, ou sensores. Isso pode incluir informações como a temperatura da Terra, os padrões de formação rochosa e a gravação de dados de tendências dos movimentos do terreno.

Inclinômetros e sensores de inclinação também são tipos comuns de equipamentos geotécnicos. Estas ferramentas são geralmente usadas para diferentes tipos de medição, como o apuramento do movimento lateral da terra ou a deformação das estruturas existentes. Usando tecnologias como Sistemas Micro-Eletro-Mecânicos (MEMS), o inclinômetro pode fornecer ao usuário dados precisos, em boa resolução, sem a interferência de fatores externos.

Medidores de rachaduras são aproveitados para medir o movimento entre as rachaduras já existentes no solo. Isso pode ajudar os engenheiros a determinarem se as superfícies estão seguras para cavar, ou realizar outro trabalho. Estes medidores são normalmente concebidos para resistir a condições adversas, e são geotermicamente isolados a fim de se protegerem das temperaturas extremas.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Há também muitos programas de software que podem ser considerados como modelos de equipamentos geotécnicos importantes. Estes programas podem permitir que os engenheiros estudem de perto as fundações de estruturas planas na terra. O software pode ajudar o engenheiro a encontrar a melhor estrutura possível para o projeto, e também pode ser um precursor valioso nos processos de perfuração e de construção.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password