O que é um teste de compactação

teste de compactaçãoUm teste de compactação, ou ensaio de compactação, é um teste de qualidade do solo usado para avaliar o nível de compactação que pode ocorrer no terreno em um local. Ensaios de compactação são comumente realizados como parte de um perfil geotécnico de um canteiro de obras na construção civil. Eles também podem ser realizados para mais informações sobre um solo de uma área em particular, se a área está ou não prevista para o desenvolvimento. Um engenheiro geotécnico ou geólogo podem realizar um teste de compactação.

Em alguns casos, o teste pode ser efetuado in situ, caso em que as opções de teste podem ser mais limitadas, e o perfil não será tão completo. Testes de compactação também ser desenvolvidos num ambiente de laboratório com amostras de solo recolhidas a partir de um local. O laboratório permite mais controles e mais fineza do teste. O solo, muitas vezes, precisa ser levado de volta para o laboratório de qualquer maneira para a realização de testes adicionais de qualidade, que são projetados para fornecer mais informações sobre as características e composição do solo.

O objetivo de um ensaio de compactação é encontrar a densidade máxima prática do solo. Para o ensaio, uma amostra é embalada num molde e submetida à pressão para forçar o solo a compactar. O teste é repetido várias vezes, com o nível de umidade do solo a ser ajustado para atingir um intervalo de valores. Os resultados do teste podem ser aproveitados para determinar a quantidade de solo que aceita ser compactado, qual o nível ótimo de umidade no local e qual a densidade máxima do solo seco.

Ensaio de compactação para análise do solo.

Ensaio de compactação para análise do solo.

Quanto mais umidade no solo, mais ele pode ser compactado. Testes de compactação fornecem informações importantes sobre a qualidade do terreno em um local, o que pode ser empregado para determinar onde os locais de construção são melhores, quanto peso o solo pode suportar, e se o local é ou não apropriado para a construção. Estes testes são uma entre muitas avaliações realizadas ao avaliar áreas e criar uma análise completa.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
O desenvolvimento do teste de compactação do solo é creditado a Ralph R. Proctor , e às vezes é conhecido como o Teste de Proctor. Proctor desenvolveu o teste na década de 1930, e o mecanismo não mudou muito desde então; para o teste, um molde de tamanho padronizado é usado, com um martelo de peso normalizado deixado cair de uma altura padrão para atingir o nível desejado de pressão. Como outros testes científicos, o ensaio de compactação foi projetado para ser reproduzível por qualquer pessoa com um conhecimento do processo e do equipamento de série.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password