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Falta de CDT pode prejudicar indústria automobilística mundial

A resina de nylon PA12 é usada para produzir um plástico especial usado em linhas de combustível e freios de automóveis.

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Falta de CDT pode prejudicar indústria automobilística mundialA potencial escassez de um componente-chave usado para fazer as linhas de combustível e as linhas de freio poderia forçar montadoras em todo o mundo a fechar temporariamente fábricas de automóveis e caminhões por falta das peças. Executivos da indústria automobilística têm agendada hoje uma reunião sem precedentes em um subúrbio de Detroit (EUA) para falar sobre o problema. Funcionários de até 10 montadoras e dezenas de empresas de fornecimento de peças deverão participar.

Uma explosão na Evonik Industries, no Oeste da Alemanha, matou dois trabalhadores e danificou uma fábrica de CDT no dia 31 de março. O produto químico é um componente-chave em uma resina de nylon chamada PA12, utilizada para fazer um plástico especial. O plástico aparece em linhas de combustível e de linhas de freio de veículos automotores. É também um componente em células solares, tubulações, artigos esportivos e utensílios domésticos.

Eventuais fechamentos de plantas podem vir em um momento delicado, principalmente para a indústria norteamericana. Vendas nos Estados Unidos são as mais altas dos últimos anos, já que o país se recupera de uma recessão. Março foi o melhor mês para a indústria em quase cinco anos. Por essa razão, as montadoras estão preocupadas.

Indústria automobilística nos EUA está se recuperando da crise

                                                  Indústria automobilística nos EUA está se recuperando da crise

A General Motors Co. disse, na segunda-feira, que alguns dos seus fornecedores de peças foram afetados e a empresa montou uma equipe global para alocar as peças existentes e encontrar materiais alternativos. A porta-voz Kelly Cusinato disse que é cedo demais para prever o impacto da escassez.

A Ford Motors e o Chrysler Group disseram que não tiveram quaisquer interrupções de fábrica, mas estão monitorando a situação.

"A escassez é real e imediata", disse William Kozyra, presidente e CEO da TI Automotive Ltd., em um memorando aos clientes na semana passada. "A possibilidade de interrupções de produção em algumas de suas instalações nas próximas semanas é alta".

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A TI Automotive é um grande fornecedor de linhas de combustível e outras peças. Junto com a Automotive Industry Action Group, uma associação comercial, estão organizando a reunião de hoje com executivos da indústria automobilística.

A Evonik é um importante fornecedor de PA12. Enquanto um pequeno número de outras empresas também faz isso, eles poderiam perder um alicerce fundamental na fórmula, pois Evonik fornece muitos deles com o ingrediente essencial CDT.

Fabricantes de autopeças não podem mudar para um outro produto químico rapidamente porque ele teria de ser testado, disse J. Scot Sharland, diretor executivo do Grupo Automotive Industry Action. PA12 tem sido escasso nos últimos dois anos, conforme a demanda da indústria de energia solar aumentou. O incidente com a Evonik vai piorar a escassez, o que poderia abalar cada grande montadora, Sharland disse.

Nylon PA 12 é usado para nas linhas de combustível e freios em substituição à borracha

Nylon PA 12 é usado para nas linhas de combustível e freios em substituição à borracha

A explosão na fábrica alemã veio um pouco mais de um ano após o terremoto e tsunami no Japão, que causou estragos na cadeia automotiva. Nesse caso, não havia alternativas para os fornecedores japoneses de equipamentos eletrônicos especializados e as montadoras perderam centenas de milhares de veículos enquanto trabalhavam para restabelecer o abastecimento.

Neste caso, existem outros fornecedores, mas não muitos. Paul Blanchard, um analista químico sênior diretor da empresa de consultoria IHS, disse que há apenas três ou quatro outros fornecedores de CDT - o ingrediente-chave de PA12 - no mundo. A Evonik e a indústria química francesa Arkema são responsáveis pela oferta de quase metade da resina de nylon do mundo.

As linhas de combustível de automóveis eram previamente feitas de borracha. As montadoras passaram a outros materiais quando o etanol foi adicionado à gasolina na década de 1990, porque o etanol danificava os tubos de borracha. Tubos feitos com PA12 ou Nylon-12 são valorizados pela sua força e resistência ao calor.

Blanchard disse que a indústria automobilística foi à procura de materiais para substituir PA12 porque a escassez fez os preços saltarem nos últimos dois anos.

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