Matrizes de corteMatriz de corte é um processo de fabricação utilizado para gerar um grande número de produtos da mesma forma a partir de um material como madeira, plástico, metal ou tecido. As fôrmas de corte de matriz às vezes são chamadas de "espaços em branco", porque eles são geralmente terminados e decorados antes de serem vendido.

O processo é amplamente utilizado em uma variedade de materiais em todo o mundo e muitos produtos manufaturados contêm componentes de várias matrizes de corte, muitas vezes montados em conjunto em uma série de passos para criar um produto acabado.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Afiadas lâminas em formatos especiais são utilizadas em corte da matriz. A lâmina é dobrada na forma desejada e montada para um apoio firme. O resultado é conhecido como um molde. O material é colocado sobre uma superfície plana, com um apoio de suporte e o molde é pressionado sobre o material a ser cortado. Dependendo do que está sendo feito, uma única matriz pode cortar um pedaço de material ou pode ser projetada para cortar através de múltiplas camadas, gerando uma pilha de espaços em branco.

Máquina de corte com matrizes

                                                                Máquina de corte com matrizes

Muitos consumidores imaginam a matriz de corte como uma fôrma de biscoitos. O cortador de bolachas é um tipo de matriz que é capaz de cortar uma quantidade potencialmente infinita de espaços em branco. Cada espaço em branco será exatamente da mesma forma e tamanho, o que significa que os espaços em branco podem ser cozidos juntos uniformemente e decorados à vontade e individualmente. A alternativa é cortar cada biscoito com a mão, um processo trabalhoso, que resultaria em produtos finais irregulares.

A criação de matrizes é um trabalho meticuloso. A fieira deve ser concebida de modo que corte o material desejado de forma eficiente e com o mínimo de desperdício. A maioria das fábricas que utiliza matrizes de corte como parte de seu processo de fabricação tem técnicas para reciclagem de materiais que sobraram do corte, mas querem evitar o excesso, se possível. Muitas vezes, múltiplas matrizes são encaixadas em um monte, guardadas umas com as outras para a máxima eficiência. Material de sobra do processo de corte pode ser derretido e reutilizado ou retrabalhado em outros componentes.

Espumas modeladas a partir de matriz de corte

Espumas modeladas a partir de matriz de corte


Exemplos comuns de itens de corte da matriz incluem teclas, produtos de papel e peças planas de plástico que pode ser encaixadas em conjunto. Matrizes de corte são limitadas, porque só podem realmente serem usadas para produzir objetos planos. Para formas mais dimensionais, outras técnicas de fabricação, tais como moldes, devem empregadas.

Moldes a partir de matrizes também podem variar muito em tamanho desde cortadores de biscoitos até máquinas maciças projetadas para cortar componentes de navios. Com matrizes de grandes dimensões, é importante observar as precauções de segurança do trabalho durante o corte da matriz, já que uma matriz industrial concebida para cortar através de metal pode também remover um membro humano sem dificuldade.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica