Como funciona um esferômetroUm esferômetro é um dispositivo mecânico utilizado na engenharia para obter uma medição precisa do raio de um círculo. É uma ferramenta única de medição que é capaz de medir com precisão superfícies curvas. A ferramenta foi originalmente concebida para oferecer aos oculistas a capacidade de medir a curvatura das lentes de vidro, sem ter que depender de equipamentos caros de interferometria.

A maioria dos esferômetros é construída com uma base de três suportes (pernas), que toma a forma de um triângulo equilátero. No meio da base fica um parafuso com uma ponta fina que está ligado a uma porca e um mostrador de medição. Geralmente, há uma escala vertical ligada ao lado do esferômetro, sendo utilizado para indicar quantos voltas inteiras da porca foram feitas, bem como para fornecer um índice de leitura do mostrador ligado ao parafuso.

Para obter uma leitura de um dispositivo como este, o instrumento tem de ser completamente nivelado. Em seguida, ele pode ser colocado sobre o objeto a ser testado. Todos os quatros pontos devem estar exercendo uma quantidade igual de pressão antes da medição ser lida. A diferença entre as medições mostra a espessura da referida área, que é cortada por um plano que passa através dos três pés equidistantes. Usando r para denotar a distância total e s para a distância entre os pés, o raio pode ser determinado usando a fórmula R = R2 + s2/2s .

Instrumento mecânico para medir superfícies curvas.

                                       Instrumento mecânico para medir superfícies curvas.

Há também modelos de esferômetros digitais, que geralmente vêm em duas formas. A primeira forma permite que os utilizadores consigam obter uma medição diretamente no dispositivo -, em vez de um mostrador de medição, o parafuso tem uma placa com uma face digital sobre ele. A segunda forma envolve um esferômetro sem visor de leitura, com ligação a um dispositivo separado que imprime uma leitura digital. Um dispositivo digital pode ser mais fácil de ler para os usuários, mas há alguma preocupação relacionada aos custos do instrumento.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Embora os esferômetros ainda sejam comumente utilizados por especialistas em óptica, eles podem também ser encontrados em outros campos, geralmente como dispositivos de controle de qualidade. Por exemplo, um esferômetro pode ser útil para testar tubos de perfuração antes de enviá-los às empresas, de modo a se certificar que não vão se quebrar durante o uso. Também pode ser utilizado por qualquer pessoa que necessita de medir a espessura de placas finas ou plana.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação