ferrofluidoUm ferrofluido é um líquido que contém partículas incrivelmente pequenas de uma substância magnética. Metais comuns usados são o cobalto, a magnetita e o ferro. É importante que estas partículas de metal sejam suficientemente pequenas para permanecerem no estado líquido quando expostas a um ímã magnético. Esse limite está na ordem de dez nanômetros.

Quando muitas pessoas utilizam o termo ferrofluido, eles também estão se referindo ao fluido magnético, um fluido semelhante em todos os modos com um ferrofluido, exceto que o tamanho das partículas é maior. Esta diferença de tamanho significa que o fluido se torna sólido quando exposto a um campo magnético , em seguida, reverte-se a um fluido, quando o campo magnético é removido.

As partículas em um ferrofluido podem ser suspensas em uma de muitas substâncias diferentes. Os fluidos mais comuns usados são água e óleo. Algum tipo de surfactante é adicionado ao fluido para produzir mais estabilidade.

Uma das aplicações mais importantes de um suprimento ferrofluido foi no final de 1980, na indústria militar, como uma forma de repulsar os radares. Pintados com uma tinta de ferrofluido e não-magnética, os aviões são capazes de absorver as ondas de radares e manterem-se invisíveis ao radar.

Ferrofluido formado por partículas de metal suspensas em óleo.

                                                Ferrofluido formado por partículas de metal suspensas em óleo.

Uma série de projetos interessantes também está em andamento utilizando tanto o fluido ferrofluido quanto o magnético. Um destes observa a criação de vestuário muito flexível e de peso leve, que pode ser transformado em uma pesada armadura em menos de um centésimo de segundo através da geração de um campo eletromagnético, ao transformar os fluidos em um estado sólido. O ferrofluido é também utilizado como um método de detecção de cancro, e para vedar uma grande variedade de dispositivos.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O ferrofluido é capaz de operar a temperaturas extremas, que vão desde -55 ° C a 200 ° C (-67 ° F a 392 ° F). Uma vez que o fluido e as partículas usadas podem ser variados de forma justa amplamente, a maioria das propriedades de um ferrofluido pode ser modificada. Condutividade, viscosidade e volatilidade são afetadas a um grau de largura, permitindo que a ciência e a indústria consigam personalizar os ferrofluidos para atender às necessidades específicas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais