Qual a função do surfactante

surfactanteUm surfactante é um composto que reduz a tensão superficial de um líquido, aumentando o contato entre o líquido e uma outra substância. Há uma grande variedade de tensioativos, que funcionam com óleo, água, e uma variedade de outros líquidos. Muitas empresas produzem uma gama de agentes tensioativos para vários fins, que vão desde sabões até alguns tipos de tintas. Um agente surfactante também é conhecido como um ” umectante.”

O termo é um composto de “agente de superfície na qualidade”, referindo-se ao fato de que um surfactante interage com a superfície de um líquido para alterar as suas propriedades. Suprimentos surfactantes trabalham através de um processo conhecido como “adsorção”, que significa que eles coalescem sobre a superfície de um líquido, criando uma película redutora de tensão superficial.

Um dos agentes tensioativos mais famosos é o sabão, sendo usado para quebrar a tensão superficial da água de modo que possa penetrar mais completamente. A ação de formação da espuma de sabão ajuda a passar água em superfícies como pratos, mãos e tecidos, permitindo que a água possa levar a sujeira embora. Como qualquer pessoa que tenha tentado lavar sem sabão sabe, a elevada tensão superficial da água pura torna a limpeza muito difícil.

O sabão é um dos agentes surfactantes mais conhecidos e utilizados.

O sabão é um dos agentes surfactantes mais conhecidos e utilizados.

Agentes tensioativos podem também funcionar como lubrificantes, como é o caso do creme de barbear, um surfactante que faz com que seja mais fácil deslizar a navalha ao longo da pele para remover os pelos indesejados. Os surfactantes são usados também em produtos de limpeza, líquidos de anti-nebulização, adesivos, emulsificantes e amaciantes de roupas, entre numerosas outras substâncias.

Em alguns casos, um agente tensioativo pode ser tóxico ou constituir um risco para a saúde, dependendo dos materiais que ele contém. Por isso, é sempre aconselhável ler os rótulos e se certificar de que um agente umectante é usado adequadamente.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
O termo “surfactante” é também utilizado na comunidade médica para referir-se especificamente a uma substância secretada pelas células que revestem os pulmões. O surfactante pulmonar torna mais fácil a respiração, reduzindo a tensão superficial nos pulmões. Sem surfactante nos pulmões, as pessoas teriam dificuldade para respirar, e sua respiração seria muito mais ruidosa. Muitos dos problemas respiratórios em recém-nascidos prematuros são causados pela falta de surfactante, e algumas doenças pulmonares raras podem também interferir na produção de surfactante e na sua função.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password