Funcionamento de um ecobatímetro

Funcionamento de um ecobatímetroUm ecobatímetro é um dispositivo científico usado para determinar a profundidade do solo do oceano. Muitas embarcações têm um ecobatímetro a bordo por uma variedade de razões, e esses dispositivos são também extremamente úteis para estudos científicos e mapeamento do fundo do mar. Embora a tecnologia básica por trás do aparelho seja bastante simples, muitas máquinas modernas são bastante complexas e extremamente precisas, e o projeto é periodicamente refinado até atingir um desempenho ainda melhor.

Os modelos de ecobatímetros contam com os mesmos princípios de radares e aparelhos de ultrassom. O dispositivo funciona através da emissão de um pulso de som, gerando eco, ou dando o retorno do pulso. Uma vez que a velocidade do som na água é uma constante conhecida, o dispositivo pode calcular a profundidade do oceano por reduzir pela metade o tempo que leva para o pulso voltar. Ecossondas sofisticadas também são instrumentos que detectam a salinidade, temperatura e o fluxo de corrente, todos os fatores que podem interferir no som do pulso e causar uma variação na leitura de profundidade.

Os primeiros tipos de ecobatímetros foram projetados na década de 1910, e conforme os meios de transporte marítimos foram aumentando em todo o Atlântico, isso levou os pesquisadores a quererem mais dispositivos de segurança para tornar a navegação menos perigosa. O projeto original foi realmente a intenção de ajudar os navios a detectarem a presença de icebergs no local, mas não houve sucesso. Porém, o projeto mostrou-se excelente para a determinação da profundidade do fundo do oceano, e os marinheiros perceberam rapidamente as aplicações potenciais do ecobatímetro.

Os aparelhos de ecossonda são essenciais nas embarcações.

Os aparelhos de ecossonda são essenciais nas embarcações.

No seu projeto mais básico, um ecobatímetro é um equipamento de segurança que pode alertar um navio acerca das mudanças perigosas no nível do chão do oceano. Pode ser configurado para disparar um alarme se uma área superficial é atingida, para que as pessoas a bordo do navio possam tomar medidas evasivas e evitar o encalhe. Mesmo na área mais perfeitamente traçada, anomalias no fundo do mar podem ocorrer, e um ecobatímetro evita erros caros e trágicos.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Estes dispositivos também podem ser usados para mapear o fundo do mar, ou para procurar itens específicos de interesse, como vulcões submarinos ou navios naufragados. Estes dispositivos são utilizados na indústria de pesca para procurar e localizar cardumes de peixes para que os pescadores saibam exatamente onde soltar as suas redes, e eles são utilizados no levantamento para monitorar mudanças no fundo do oceano.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password