telúrioO telúrio é um elemento químico metalóide usado em uma variedade de indústrias, principalmente sob a forma de um aditivo para uma variedade de compostos e ligas. É relativamente raro na superfície da Terra, e é geralmente encontrado em combinação com outros materiais, tais como o ouro. O telúrio pode ser isolado através de processos químicos ou eletrolíticos. Devido à sua raridade, o elemento pode ser caro, especialmente sob forma pura.

Franz Muller von Reichenstein foi o primeiro a identificar o metal telúrio, em 1782, sendo o elemento isolado e nomeado em 1798. Em uma forma pura, o elemento é frágil e de cor branca prateada, com uma estrutura cristalina. O número atômico do telúrio é 52, e o elemento é identificado com o símbolo Te na tabela periódica dos elementos. É considerado ligeiramente tóxico, por isso as pessoas devem evitar a exposição prolongada ao telúrio, especialmente a exposição por inalação.

Nas vidreiras, o telúrio pode ser adicionado ao vidro para proporcionar cor ao material. O elemento é também adicionado a ligas metálicas para torná-las mais fortes e mais dúcteis, e é usado na produção de painéis solares e alguns semicondutores. Mais notavelmente, utilizou-se no invólucro da primeira bomba atômica, e também tem tido uso histórico na produção de aço. Algumas cerâmicas podem também integrar telúrio, e podem ser misturadas com vidro óptico e lentes.

O telúrio é um metal utilizado em muitas ligas metálicas.

                                          O telúrio é um metal utilizado em muitas ligas metálicas.

O telúrio ocorre geralmente sob a forma de compostos, e por isso, é considerado um subproduto da indústria mineira, pois a maioria das empresas de mineração separa o telúrio de outros materiais durante o seu processo de refinação. Esta prática distingue telúrio de metais como o ouro, que as empresas procuram ativamente e, especificamente, para garimpar. Como o processo para separar elementos naturalmente misturados pode ser prejudicial para o meio ambiente, as empresas de mineração devem usar programas rigorosos para controlar as suas instalações e evitar a contaminação.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Os consumidores geralmente não interagem diretamente com telúrio. Alguns empregados em diversos setores podem lidar com o elemento, especialmente se eles trabalham com metais como o ferro-liga com frequência. Na produção de semicondutores, o telúrio é muitas vezes misturado com mercúrio e cádmio para fazer um semicondutor que é capaz de ler a radiação infravermelha. Estes semicondutores tendem a ser caros, tornando-se adequados apenas para pesquisa científica e aplicações militares.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração