Conceito de eficiência de combustãoA eficiência de combustão é uma medida de quão eficazmente um dispositivo consome combustível. Idealmente, a eficiência da combustão seria medida a 100%, o que significa que o combustível foi completamente consumido.

Na prática, esse nível de eficiência de combustão é impossível de alcançar, mas é possível chegar perto. Quanto menor a eficiência da combustão, menos eficiente o dispositivo é, tornando-o caro para funcionar, desperdiçando combustível e prejudicando o meio ambiente.

Vários parâmetros são considerados quando se mede a eficiência da combustão. Uma é a composição do combustível, com a finalidade de determinar a quantidade de energia potencial presente. Outra é a quantidade de oxigênio que entra no dispositivo, sendo que níveis mais elevados de oxigênio que tendem a promover uma combustão mais completa.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A temperatura e a composição dos gases exalados a partir do dispositivo são também importantes; certos tipos de gases de combustão indicam que a combustão não é completa e as temperaturas elevadas indicam que o calor está sendo desperdiçado por ser ventilado para fora em vez de utilizado.

Combustão eficiente significa que todo o combustível foi consumido em uma queima

                        Combustão eficiente significa que todo o combustível foi consumido em uma queima

Um dos exemplos clássicos de ineficiência de combustão é uma lareira queimando madeira, que muitas vezes tem uma taxa de eficiência inferior a 10%. Isto significa que a lareira não está utilizando plenamente a energia da madeira, gerando lotes de subprodutos da combustão incompleta, como fuligem e gases nocivos, e perda de calor pela chaminé, em vez de aquecer uma sala. Por outro lado, tipos especializados de aquecedores a gás podem ter taxas de eficiência de mais de 90% quando estão funcionando corretamente.

Uma combustão eficiente é uma preocupação importante para uma série de razões. Para as pessoas ou empresas que pagam por dispositivos de combustíveis que queimam combustível para gerar energia ou calor, a forma mais eficiente um dispositivo utilizar o combustível significa que custa menos para ser executado, o que é bom.

Para as pessoas preocupadas com o meio ambiente, a eficiência de combustão é benéfica porque reduz a poluição, o que também reduz o desgaste do equipamento causado pelo acúmulo de partículas e gases de combustão nocivos.

Idealmente, a eficiência da combustão atingiria uma fase estequiométrica, uma reação perfeitamente equilibrada que consome 100% do combustível. Isso exigiria condições altamente controladas que simplesmente não estão disponíveis no mundo real.

No entanto, é possível controlar um dispositivo para determinar a sua eficiência de combustão durante os diferentes períodos de funcionamento, para a finalidade de fazer ajustes que podem aumentar a eficiência. Esse monitoramento pode ser crítico no nível industrial, quando os resíduos de combustível podem se tornar muito caros, mas as pessoas também podem se beneficiar de eficiência de combustão de monitoramento em suas próprias casas, já que a prática pode trazer economias substanciais em custos de combustível apenas por oferecer a certeza de que os dispositivos são eficientes.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia