EBITEBIT é uma sigla que significa Lucro Antes de Juros e Impostos. Este cálculo geralmente é usado para calcular a capacidade da empresa de obter lucro, e quanto maior o valor EBIT, mais rentável é a empresa. Como o título indica, juros e despesas de imposto de renda não estão incluídos no cálculo, deixando o foco sobre os lucros da empresa. O cálculo do valor de uma empresa EBIT permite uma pessoa ver onde uma determinada empresa está em comparação a outras no mesmo ramo de negócios, e comparar diretamente a rentabilidade de duas ou mais empresas.

Fórmula EBIT

O valor de uma empresa EBIT é encontrado subtraindo as despesas da empresa, não incluindo os juros ou imposto de renda, a partir de sua receita com o mesmo período de tempo - geralmente um ano fiscal. Fórmula:

EBIT = Receita - Despesas Operacionais

Em muitos casos, o valor resultante é o mesmo que o lucro operacional da empresa, se a companhia não tem rendimento de não- funcionamento. A simplicidade deste cálculo torna uma ferramenta popular na averiguação geral da lucratividade de uma empresa.

É bastante comum para os investidores que conhecem a área de economia utilizarem esta equação quando se comparam duas ou mais empresas, pois fornece insights sobre a rentabilidade de cada empreendimento em termos relativamente simples. Um negócio A pode não ter tanto rendimento como o negócio B, mas se o negócio apresenta despesas menores, o valor de EBIT pode indicar que A é o mais rentável dos dois. Um investidor pode usar a equação para determinar qual empresa é a mais eficiente e rentável.

O cálculo EBIT oferece muitas vantagens.

O cálculo EBIT oferece muitas vantagens.

Benefícios EBIT

Há uma variedade de benefícios que o cálculo EBIT oferece, incluindo a capacidade de comparar as empresas que têm impostos e estruturas financeiras diferentes. Ao eliminar impostos e juros, as técnicas contábeis diferentes têm menos probabilidade de afetar uma comparação mais eqüitativa das empresas. Isso permite que um investidor possa entender melhor como cada empresa opera de forma eficiente e ajuda a determinar qual é a mais rentável, apesar de eventuais diferenças estruturais ou processuais.

O uso deste cálculo também permite que um investidor observe os investimentos de longo prazo versus curto prazo com empresas diferentes. Por exemplo, é possível descobrir qual a empresa faz melhor uso de seus recursos e obtém um maior lucro a longo prazo em suas vendas.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Ao olhar para o lucro antes e depois do desconto dos juros e despesas fiscais, os investidores podem também determinar qual a empresa ganha um lucro maior devido ao seu arranjo financeiro ou taxa de tributação, tornando-se mais rentável os investimentos de curto prazo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia