Metal onduladoMetal ondulado, ou metal corrugado, está disponível em folhas com estrias onduladas. Uma boa analogia para entender o que é um metal ondulado é a batata frita ondulada.

Tapume de metal ondulado pode ser feito a partir de alumínio ou aço. O alumínio é o material de escolha em áreas próximas do mar, uma vez que o alumínio reage com o ar úmido e salgado, para formar óxido de alumínio. O resultado é um revestimento muito durável que sela o metal e protege o produto do desgaste ao longo do tempo.

Esse produto é utilizado em projetos de construção civil para coberturas ou como tapume. Telhados foram construídos de metal ondulado por muitos anos e este tipo de material tem se tornado popular novamente, devido à sua durabilidade. É leve, econômico, fácil de instalar e pode ser usado em edifícios comerciais, bem como em residências. Esse tipo de material de cobertura é altamente resistente e é capaz de suportar uma grande quantidade de peso sem deformação.

Metal corrugado retomou popularidade na construção residencial e comercial

                            Metal corrugado retomou popularidade na construção residencial e comercial

Uma folha de metal ondulado pode ser usada nas laterais de edifícios industriais, bem como na construção de moradias. É também conhecido como "tapume de arquitetura”.

Construtores e consumidores costumam ficar impressionados com o fato de que os produtos de metal corrugado podem vir com garantia do fabricante de até 50 anos. Casas em regiões costeiras são mais propensas a usar metal ondulado, uma vez que é um material resistente à umidade. Ele também funciona bem em ambientes onde há ameaça de ventos fortes, acúmulo significativo de neve ou tempestades.

Tapume de metal ondulado é um material resistente ao fogo. É uma boa escolha para áreas que são propensas a infestações de cupins. Os consumidores parecem gostar do fato de que é uma escolha de baixa manutenção e que pode ser mais barato para instalar do que outros materiais de construção, tais como tijolos, estuque ou betão. Esse produto também pode ser reciclado e isso o torna atraente para os proprietários que querem uma solução sustentável para seus empreendimentos.

É importante usar revestimento anticorrisivo para proteger a folha de metal

É preciso usar revestimento anticorrisivo para proteger a folha de metal

Existem algumas desvantagens nos usos de tapume de metal corrugado como material de construção, no entanto. É um produto cuja fabricação demanda alta quantidade de energia. Além disso, o produto precisa ser ligado à terra quando é instalado para evitar um choque elétrico.

Uma vez que o alumínio é um metal mais macio do que o aço, pode ser danificado por granizo. Em áreas que são propensas a tempestades de granizo, o tapume de metal corrugado formado a partir de aço pode ser uma escolha melhor, já que o material tem menos chances de ser amassado quando atingido por granizo do que o alumínio.

Esse tipo de revestimento pode oxidar ao longo do tempo, mas é possível prolongar a vida do produto através da utilização de revestimento resistente a corrosão.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil