Tanque de criogeniaA engenharia criogênica é um ramo da engenharia que utiliza o método de criogenia para várias aplicações domésticas, comerciais, científicas, médicas e de defesa. A criogenia é um ramo da física que aborda a produção de temperaturas muito baixas e os efeitos destas temperaturas sobre substâncias e materiais diferentes. As temperaturas estudadas na criogenia estão na faixa abaixo de -243.67 graus Fahrenheit (120 Kelvin; -152,78 Celsius); temperaturas tão baixas que não ocorrem na natureza.

Estas temperaturas baixas têm sido utilizadas para liquefazer gases atmosféricos, como oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, metano, argônio, hélio e néon. Os gases são condensados, recolhidos, destilados e separados.

O metano é usado em gás natural líquido (GNL), e hidrogênio, oxigênio e nitrogênio são usados em combustíveis de foguetes, em metalurgia e em vários processos químicos. O hélio é usado em câmaras de descompressão de mergulho e para manter a temperatura adequadamente baixa de imãs supercondutores; já o neon é usado em iluminação.

Além de encontrar maneiras para liquefazer gases, a engenharia criogênica ajudou a desenvolver aparelhos, como geladeiras, condicionadores de ar e garrafas térmicas. Os frascos foram desenvolvidos como um meio para armazenar os gases na forma líquida indefinidamente. Sistemas de ar condicionado e refrigeração foram inventados pelo americano John Gorrie em 1848, e desenvolvidos nos últimos anos pelo alemão Carl Von Linde, entre outros.

Válvula armazenada em método criogênico

                                                            Válvula armazenada em método criogênico

A refrigeração permite que alimentos frescos possam ser armazenados e transportados por longas distâncias, mudando hábitos alimentares e estilos de vida em todos os lugares. A ciência criogênica também tem afetado a forma como as guerras são travadas por produzir armas e foguete V-2, além de combustível líquido. Este campo tem levado a investigação para a indústria de tecnologia espacial e à teoria da supercondutividade.

Independence Cryogenic Engineering, uma empresa americana, é fabricante de sistemas de refrigeração criogênica para Imagem por Ressonância Magnética (RM) e sistemas de ressonância magnética nuclear (RMN). Avanços na engenharia criogênica têm afetado a vida moderna em grande medida.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Para trabalhar nesta área, é necessário ter uma licenciatura, um mestrado ou um grau mais avançado em engenharia criogênica. Os tópicos abordados nestes programas geralmente incluem a supercondutividade, processamento criogênico de alimentos, tecnologia de vácuo, a produção de gás natural líquido, separação de gás, liquefação de gás e engenharia de processo criogênico.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás