heliógrafoUm heliógrafo é um dispositivo utilizado para enviar mensagens ópticas com a ajuda de luz solar. O uso da heliografia, de alguma forma ou de outra, remonta à antiguidade, em que inúmeras culturas utilizavam a luz solar refletida para enviar mensagens ou sinais através de distâncias consideráveis. No final dos anos 1970, sinais heliográficos foram emitidos por alguns militares para que as pessoas pudessem manter linhas de comunicação caso outros métodos de comunicação falhassem.

A luz solar refletida por um objeto brilhante pode se dissipar a uma distância considerável, o que faz com que as pessoas conseguem observar esses sinais. Numerosas populações ao longo da história observaram isso e utilizaram esta tecnologia em benefício próprio. Este princípio foi aproveitado de uma forma organizada em 1800, quando vários inventores desenvolveram dispositivos, como o heliógrafo Mance, utilizado no Oriente Médio nas décadas de 1870 e de 1880.

O dispositivo consiste de um objeto brilhante montado sobre um suporte. Para usá-lo, o objeto pode ser girado ou fechado a fim de criar uma série de explosões de luz que podem ser lidas por um observador. Essas transmissões eram comumente feitas em código Morse, que utiliza uma série de transmissões longas e curtas para repassar informações. A heliografia também pode ser configurada em um relé, com mensagens transmitidas através de longas distâncias por meio de uma série de heliografias.

O heliógrafo é usado desde os tempos antigos.

                                                           O heliógrafo é usado desde os tempos antigos.

Há muitos inconvenientes para o heliógrafo como um dispositivo de comunicações. O primeiro deles é que é limitada a utilização diurna em linhas de visão apenas, e se houver cobertura de nuvens, isso pode interferir no funcionamento do dispositivo. A transmissão também pode ser interceptada por objetos e pessoas, o que pode exigir o uso de código. Este fato, por sua vez, exige a manutenção e atualização de códigos para que espiões não consigam decifrar o código e ler as mensagens interceptadas.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

No entanto, o equipamento heliógrafo também tem algumas vantagens. Ele não pode ser preso, permitindo que as pessoas se comuniquem quando os sistemas de interferência estão operacionais. Também não é limitada pela fonte de alimentação e funcionalidade do equipamento, mesmo se um heliógrafo for danificado, enquanto a parte refletora estiver intacta, será possível enviar mensagens com ele.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos