Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Energia eólica cresce em todo o mundo em 2011

China, Alemanha, Espanha e Dinamarca estão entre os países que mais aproveitam a energia vinda do vento, até mesmo em plantas de pequeno porte em casas, fábricas e bairros.

Mais notícias relacionadas a energia:

Parques eólicos offshore
Plantas de geração de energia podem ser erguidas em rios, lagos e no mar.


Como funciona a Caixa de Bloom
Esta é uma adaptação da tecnologia de células de combustível de óxido sólido, que gera ...


O que é combustível sem fumaça
Alguns combustíveis sólidos comuns que normalmente são considerados sem fumaça são carvão antracite, coque, carvão ...


Energia eólica cresce em todo o mundoA energia eólica abastece atualmente 3% das necessidades de eletricidade globais e, em breve, deve fornecer mais eletricidade do que a energia nuclear. Em 2011, 65 bilhões de dólares foram investidos em energia eólica, levando alguns a dizer que é mais barata e cria empregos.

A energia eólica está crescendo e ganhando importância em todo o mundo. Ela fornece algo próximo de 20% da eletricidade em países europeus como Espanha e Dinamarca e 10% na Alemanha. Estima-se que, no país, em 2020, a participação da energia eólica terá subido entre 20 e 25%.

No ano passado, novas usinas eólicas de potência com uma capacidade total de cerca de 40 gigawatts (GW) foram instaladas em todo o mundo, de acordo com o World Wind Energy Association (WWEA). Isso coloca a capacidade mundial de energia eólica em 237 GW até o final de 2011 - equivalente ao que geram cerca de 280 usinas nucleares. Hoje, existem cerca de 380 usinas nucleares que produzem energia elétrica em todo o mundo.

Energia eólica em casas é tendência para hoje e para o futuro

                                             Energia eólica em casas é tendência para hoje e para o futuro

A energia eólica tem se expandido a uma velocidade notável em todo o mundo, afirmou a WWEA. Houve um aumento anual de 20% em instalações de turbinas eólicas. O órgão internacional disse que espera um aumento de quatro vezes na capacidade de energia eólica até 2020, trazendo uma performance até mais de 1.000 GW.

A China está pressionando a expansão da energia eólica como nenhum outro país do mundo. Em 2011, quase metade de todas as turbinas eólicas produzidas foram criadas na China. Apesar de representar apenas 3% de toda a energia usada na China, o país ainda é o líder mundial em uso de energia eólica. Em termos per capita, as nações europeias, incluindo a Dinamarca, a Espanha e a Alemanha, lideram no uso de energia eólica.

A energia eólica é vista com bons olhos em relação ao meio ambiente e ao clima, mas a verdadeira razão da sua expansão está no preço. A eletricidade gerada a partir da energia eólica é, muitas vezes, a forma mais barata disponível.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Stefan Gsänger, CEO da World Wind Energy Association, disse que o preço de um quilowatt-hora de eletricidade a partir de turbinas eólicas em terra custa entre 5 e 9 cêntimos de euro. Em comparação, a eletricidade gerada em novas usinas de carvão custa cerca de 7 centavos de euro na Europa.

Mas o preço real da eletricidade a partir do carvão é muito maior, de acordo com a União Europeia. O factoring em fuligem de centrais a carvão provoca altos custos no setor da saúde, que devem ser incluídos no cálculo do preço da energia. Seus números mostram que a eletricidade de outras novas usinas fósseis e novos reatores nucleares também custa mais do que a energia eólica onshore quando os custos secundários são levados em conta.

A energia eólica pode ser uma das fontes mais baratas de energia, mas a WWEA aponta que ela ainda precisa de apoio político - não através da fixação de custos, mas garantindo tarifas atrativas. O preço pago aos produtores tem de ser fixado por lei para que os bancos concedam empréstimos.

Energia gerada pelo vento é mais barata e menos agressiva ao meio ambiente

Energia gerada pelo vento é mais barata e menos agressiva ao meio ambiente

Gsänger acrescentou que a Turquia é um bom exemplo, porque "a tarifa feed-in é inferior ao preço de mercado. E, ainda assim, a tarifa é necessária para os bancos para o financiamento de turbinas eólicas. Isso também seria uma opção para outros países”.

Tecnologia da energia eólica tem avançado ainda mais ao longo dos últimos anos. Em áreas com menor potencial de energia eólica, turbinas mais altas e com pás maiores são usadas para aproveitar o vento de forma mais eficiente. Enquanto isso, gigantescas centrais offshore também estão sendo construídas. Instalação e manutenção offshore são particularmente difíceis, o que significa que os preços da eletricidade são, consequentemente, o dobro do que em terra, em entre 18 e 20 centavos de euro por quilowatt-hora (kWh).

Plantas eólicas para casas, bairros ou complexos industriais também estão em ascensão. Mais de meio milhão desses sistemas foram instalados, a maioria deles na China e nos Estados Unidos. Instalações de energia em pequena escala poderiam ser usadas em países em desenvolvimento e em áreas remotas. Nos países desenvolvidos, turbinas eólicas menores também estão ganhando importância junto aos consumidores porque a eletricidade gerada com eles custa menos do que a oferecida por fornecedores de energia. Especialistas vêem um potencial de crescimento a longo prazo na tecnologia eólica de pequeno porte.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a energia:

Destilador usa energia solar para purificar água

A empresa israelense SunDWater lançou um dispositivo ecológico e de baixo custo e manutenção que usa energia solar para limpar água poluída ou salgada. A novidade ...
Cummins Diesel concentra forças no Nordeste brasileiro

O término de algumas obras do PAC e a conclusão de unidades fabris no Nordeste do Brasil nos últimos anos têm levado empresas do setor energético ...
Como funciona um ímã supercondutor

Um ímã supercondutor é um eletroímã, onde as bobinas são feitas de um supercondutor tipo II. Ele pode facilmente criar campos magnéticos contínuos de 100.000 Oersted ...
Energia mecânica elétrica

Energia mecânica elétrica pode ser criada de duas maneiras: com um gerador elétrico ou um motor. O termo gerador elétrico é usado para descrever uma série ...
O que é sustentabilidade energética

A sustentabilidade energética desempenha um papel importante no nosso mundo e na atual geração populacional. É uma forma de sermos capazes de fazer uso dos recursos presentes num processo ...
Chile solicita licitações para exploração solar na América do Sul

O Chile vai solicitar propostas no próximo ano para construir a maior fazenda solar da América do Sul, pois o governo pretende dar o pontapé inicial de investimentos ...
Campanha da Eletrobras desmistifica energia nuclear

A Rota da Energia Nuclear, novo projeto da Eletrobras, tem como objetivo explicar de forma didática como é feita a produção de energia nessas usinas. A ação, criada ...

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google