Como neutralizar ácido sulfúricoExistem várias abordagens diferentes para neutralizar o ácido sulfúrico (H 2 SO 4), dependendo de como precisamente o processo necessita de ser controlado e como o produto final será tratada. Ácido sulfúrico concentrado, tal como qualquer tipo de ácido, pode ser mais facilmente neutralizado pela combinação com um material que tenha uma natureza básica na escala de pH, com carbonato de cálcio (CaCO 3) e hidróxido de cálcio (CaOH 2) sendo dois dos compostos mais usados.

Outra forma comum e eficaz para neutralizar o ácido sulfúrico é lentamente mistura-lo em quantidades iguais ou maiores de água, com a água pura exatamente no meio da escala de pH, com uma classificação de 7.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Todos os tipos de neutralização referem-se ao processo de tomar qualquer ácido ou uma base de um composto a um nível neutro ou de gama média na escala de pH, com uma leitura exata neutra sendo 7. Quando um ácido com um pH inferior a 7 é aumentado para um nível neutro, isto é muitas vezes leva o nome de capacidade neutralizante do ácido, ou CNA. Quando uma solução de base é reduzida a partir de um pH mais elevado do que 7 a um nível neutro, isto é referido como redução da sua alcalinidade ou CNA positivo.

Uma vez que os riscos de ácido sulfúrico incluem queimaduras graves da pele, das mucosas e reações químicas rápidas com metais em contato, é importante que mesmo o ácido sulfúrico diluído seja manuseado com cuidado.

Compostos básicos são ideais para a combinação que neutraliza o ácido sulfúrico

                                   Compostos básicos são ideais para a combinação que neutraliza o ácido sulfúrico

Solução de ácido sulfúrico é normalmente vendida em uma concentração de 98%. Para neutralizar o ácido sulfúrico com água, de modo que ele pode ser eliminado de modo seguro, a recomendação é que o ácido seja adicionado lentamente a um volume de água fria que seja dez vezes maior do que o volume de ácido. O ácido pode, então, ser levado para além de um pH neutro de 7 por adição de compostos tais como carbonato de sódio ou hidróxido de sódio, que podem aumentar o seu nível de base até um pH de 9, se necessário.

Ácido sulfúrico diluído, com uma concentração de 50% ou inferior, pode ser mais facilmente manuseado. Um dos métodos recomendados para neutralizar as concentrações de ácido sulfúrico fraco envolve a adição de pequenas quantidades de bicarbonato de sódio no líquido e observar os resultados. O ácido reage com bicarbonato de sódio e, quando este processo de formação de espuma para, a solução atingiu um nível de pH neutro seguro entre 6 e 9.

Embora muitos compostos possam ser usados para neutralizar o ácido sulfúrico, vários dos mais comuns são frequentemente utilizados. Alguns destes são mais adequados para as configurações de laboratório , já que são perigosos por si próprios, tais como soda cáustica, (NaOH). Compostos de amoníaco são também neutralizadores comuns com uma natureza básica, tal como hidróxido de amônio (NH 4 OH). Os produtos químicos que são abundantes e fáceis de encontrar incluem carbonato de cálcio, chamado de cal ou calcário, e hidróxido de cálcio.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho