Dinamômetros são essenciais em controle e instrumentação

Dinamômetros são essenciais em controle e instrumentaçãoDinamômetros são dispositivos que medem o torque de um motor. Eles também podem ser usados para determinar potência, velocidade de rotação máxima e absorção de potência máxima. Atualmente, existem dezenas de tipos diferentes de dinamômetros sendo fabricados e vendidos no mercado de produtos industriais. Os mais comuns são os dinamômetros são os de medição de motor e de chassis e ambos são amplamente utilizados pela indústria automobilística. Esses dispositivos de controle e instrumentação podem ser grandes e pesados, feitos e aço, dependendo do modelo, enquanto outros são pequenos e revestidos de plástico.

Os componentes internos variam de acordo com o dispositivo e com a técnica especial que uma utiliza para fazer as medições e leituras. As aplicações típicas incluem a medição de torque e RPM em cadeia ou em unidades de correia, caixa de engrenagem, os sistemas de energia fluida, gás ou sistemas diesel, transmissões, turbinas e outras máquinas utilizadas em automóveis, aviões, a indústria aeroespacial, na marinha ou em processos industriais.

Há vários termos utilizados para se fazer referência a estes dispositivos, incluindo dinamômetros, dinâmetros ou, simplesmente, dinos, sendo que esses instrumentos podem ser usados para executar tarefas importantes. Os dinamômetros de toque são pequenos instrumentos com três componentes principais: um transdutor, um medidor de tensão e uma tela. A força do binário é transformada em um sinal elétrico que é amplificado, convertido e exibido como uma medição. Já os testadores de motor usam sondas de tensão e correntes ligadas a fios de entrada do motor para ligar os voltímetros internos, amperímetros e ohmímetros ao sistema. Alguns usam como contato um dispositivo não-sensor para medir a velocidade do eixo de rotação do motor e determinar o número de rotações por minuto.

Outras opções e parâmetros incluem um teste de ponto de carga, onde o motor é testado quando se encontra com carga plena, sem carga ou com o rotor bloqueado. Então, fatores como direção, torque, corrente, tensão, potência, eficiência e rapidez ao corte pode ser determinados por um equipamento de teste de motor por causa da variedade de opções existentes hoje no mercado e que atendem às mais diversas necessidades.

Um dinamômetro de freio faz medições através da aplicação de carga variável para o motor e observa como o motor mantém o RPM, com as tentativas de força de frenagem para desacelerar o movimento. Os dinamômetros de chassis medem o toque do motor quando o veículo é colocado em um cilindro, que gira as rodas do automóvel em uma determinada velocidade. O RPM dos rolos permite que um computador calcule o torque do motor. Os dinamômetros hidráulicos são instrumentos que medem a potência de um motor usando uma célula cheia com um líquido para aumentar a sua carga.

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