Tipo de transportador de pó

Tipo de transportador de póUm transportador de pó é um mecanismo de transporte especializado que é projetado especificamente para movimentar materiais em pó no interior das instalações de transformação, armazenagem ou expedição. Apesar de as cargas em pó poderem ser – e muitas vezes são – transportadas com convencionais do tipo transportadores de cinto, riscos de contaminação potencial de cargas ou do ambiente, além da geração de poeira e riscos de explosão normalmente são fatores que requerem equipamentos especializados.

Alguns dos tipos mais comuns de transportadores em pó incluem os equipamentos pneumáticos, aeromecânicos e sistemas do tipo parafuso. Sistemas de elevadores de caçamba também são utilizados para mover materiais em pó. Embora a maioria destes sistemas seja diferente consideravelmente uns dos outros, eles não compartilham algumas semelhanças, como as câmaras de transporte selados e velocidades de transporte relativamente baixas.

Materiais alimentados normalmente são difíceis de transportar dentro das instalações de transformação, armazenagem e distribuição. Isto é particularmente verdadeiro no caso de agregados muito finos, produtos alimentícios e materiais perigosos. A carga pode tornar-se contaminada ou provocar a contaminação do ambiente através do derramamento; sem contar que a geração de poeira em cargas abertas é sempre um problema.

Modelo de transportador de parafuso para transporte de pó de cimento.

Modelo de transportador de parafuso para transporte de pó de cimento.

De fato, mesmo o pó a partir de materiais aparentemente inertes, tais como farinha, pode representar sérios riscos à saúde respiratória dos operadores e, em certas circunstâncias, pode explodir se não for inadvertidamente inflamado. Por estas razões, os transportadores de correia convencionais são raramente utilizados para transportar materiais finamente pulverizados, porque existem sistemas de pó especializados do transportador, que reduzem a todos os riscos inerentes ao transporte de pós.

Existem muitos tipos de transportador em pó no mercado, todos especificamente concebidos para transportar materiais finos de forma segura e eficiente. Um dos mais comuns é o transportador de parafuso. Baseado no desenho do parafuso de Arquimedes, esses transportadores em pó são ideais para o transporte de materiais ao longo de rotas curtas e em linha reta, em particular sobre terrenos íngremes.

Consistindo de um elemento de rosca grosseiramente concebido, que gira em um cilindro selado, o transportador de parafuso em pó é também um dos tipos mais simples e confiáveis. À medida que o elemento de parafuso roda qualquer material, incluindo fluidos, colocado no tubo, é movido para a frente para o ponto de descarga nos espaços que promovem entre os fios individuais.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Outro tipo comum de transportador em pó é o transportador pneumático. O ar é bombeado para fora de um tubo de transporte selado, criando um vácuo que puxa qualquer material colocado nele ao longo do seu comprimento. Transportadores aeromecânicos trabalham em um princípio semelhante e são constituídos por uma série de discos enfiados ao longo de um cabo, e os discos se movem a alta velocidade num tubo selado. À medida que os discos se movem através do tubo, eles criam um fluxo de ar que transporta o pó ao longo do tubo.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password